Já são 519 casos da doença registrados em Votuporanga só neste ano; Secretaria de Saúde alerta que vacina está disponível
Da redação
Uma das doenças mais comuns da infância vem registrando aumento em Votuporanga. Em dez dias, a cidade confirmou mais 114 casos de catapora. Já são 519 casos da doença registrados na cidade só neste ano. Há dez dias, o A Cidade divulgou 405 casos confirmados da doença.
Para a prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que a vacina está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde e integra o calendário de rotina para bebês de 15 meses (um ano e três meses).
Catapora
A catapora é caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas vermelhas (vesículas) na pele, espalhadas pelo corpo, que causam coceira e outros sintomas. O contágio acontece através das vias respiratórias e pelo contato com objetos contaminados pelo líquido das lesões. Os primeiros sintomas são febre, mal-estar, falta de apetite e dor de cabeça. Em seguida, surgem as lesões na pele que se apresentam através de manchas avermelhadas.
A indicação é que as pessoas acometidas pela doença permaneçam em casa, de repouso, por pelo menos uma semana. “Aos primeiros sintomas, deve-se procurar um serviço de saúde para que o médico possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença”, divulgou a Secretaria de Saúde por meio de nota
(Colaborou Gabriele Reginaldo)