Passarela que dá acesso à Cidade Universitária não oferecia nenhum tipo de segurança para estudantes e moradores
Aline Ruiz
Os alunos do Centro Acadêmico do curso de Direito da Unifev conseguiram iluminação para a passarela que dá acesso à Cidade Universitária. De acordo com o presidente do CA, Gustavo Gomes Furlani, o principal objetivo da associação é garantir a segurança, saúde e bem-estar dos estudantes de Direito da Unifev. Ainda segundo ele, a questão de iluminação na passarela tinha caráter emergencial, já que muitos alunos, não apenas do curso de Direito, passavam pelo local sem nenhum tipo de segurança.
Gustavo Gomes Furlani é o presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito da Unifev. De acordo com ele, a associação tem Estatuto Social próprio e é destinada a defesa de direitos sociais dos estudantes. “A Diretoria Executiva da associação foi informada que muitos alunos, não apenas do curso de Direito, tinham receio de atravessar a passarela que liga a Cidade Universitária ao Corpo de Bombeiros, principalmente à noite, porque o local não possuía qualquer tipo de iluminação pública ou câmeras de segurança”, contou o estudante.
Ainda segundo ele, com o local naquele estado era mais fácil a ação de criminosos. “Muitos alunos, e até mesmo moradores de Votuporanga, preferiam se arriscar atravessando a rodovia Euclides da Cunha do que passar pela passarela, que, muitas vezes, estava cheia de usuários de drogas”, falou.
Gustavo afirmou que diante do problema os alunos do Centro Acadêmico entraram em contato com a Prefeitura Municipal que, por sua vez, relatou que não tinha competência sobre a passarela. “Eles nos informaram que o local é de responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Sendo assim, nós procuramos os responsáveis e, em agosto deste ano, eles promoveram a instalação da iluminação pública”, concluiu o estudante, ressaltando que o pedido de instalação de câmeras de segurança ainda não foi atendido.