De acordo com o vereador Douglas Lisboa, a Expresso Itamarati não vem cumprindo integralmente essa regra na cidade
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Os idosos de Votuporanga voltaram a ter dificuldades para conseguir as passagens oferecidas para viagens gratuitas. Na última sessão da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (5), o vereador Douglas Lisboa fez um requerimento para a Expresso Itamarati para saber o motivo pelo qual a empresa não está mais oferecendo os bilhetes para a população idosa em suas linhas interestaduais.
Em conversa com o A Cidade, o vereador Douglas Lisboa explicou que o problema voltou a acontecer recentemente. “Alguns idosos me procuraram e me informaram sobre essa situação lamentável. Segundo eles, quando eles vão até a rodoviária solicitar a passagem gratuita, são informados que ela não pode mais ser concedida”, disse.
O parlamentar quer saber então em qual lei a Expresso Itamarati está se embasando, uma vez que é assegurada ao idoso a concessão de passagens gratuitas ou descontos para os mesmos no transporte intermunicipal e interestadual conforme preconiza o Estatuto do Idoso.
Douglas Lisboa ainda ressaltou que a empresa não vem cumprindo integralmente essa regra em Votuporanga. “Isso tem causado muitas queixas por parte dos idosos, e eu não tiro a razão deles, uma vez que faz parte de seus direitos”, comentou.
Critério para conseguir as passagens
Ainda sobre as passagens, o vereador explicou os critérios que sãos utilizados para que o idoso consiga o seu lugar gratuito no ônibus. “A pessoa tem que receber um salário mínimo, tem que ser aposentado e maior de 60 anos. É preciso também realizar a reserva do lugar 24 horas antes do embarque, se estiver disponível tudo bem, mas caso não esteja é preciso pagar a taxa de embarque, ou seja, metade das passagens, caso contrário, será preciso reservar o assento gratuito para outra data”, finalizou.
Outro Lado
O A Cidade tentou entrar em contato com a Expresso Itamarati, porém, até o fechamento desta edição, não obteve respostas.