O Partido dos Trabalhadores formará uma coligação com o PEN na eleição para a Câmara Municipal
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A convenção do PT, PSOL e PC do B, realizada na noite de ontem, no Plenarinho da Câmara, tinha tudo para ser rápida, porém não foi, porque houve debates sobres as decisões dos partidos.
Como já previsto, o PT anunciou o apoio ao pré-candidato a prefeito Osvaldo Carvalho (PMDB), porém a decisão não agrado ao PC do B. Por sua vez, o PSOL confirmou que não poderia seguir com o Partido dos Trabalhadores, então segue com sua pré-candidatura.
A reunião contou com os presidentes dos partidos: José Roberto Garcia, o Beto (PT), Sebastião Luiz Zuchetti (PC do B) e Antônio Roberto Martins Fernandes, o Lamparina (PSOL). Também participaram membros das siglas, entre eles o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PT).
Após analisar as questões de quem poderia apoiar, o presidente do Partido dos Trabalhadores no município, Beto, anunciou que a sigla apoiará Osvaldo na majoritária (prefeito) e formará uma coligação com o PDN na proporcional (vereadores). Assim, o PT tem oito pré-candidato à Câmara Municipal e o PEN, dois.
Lamparina confirmou que o PSOL tem candidatura própria e independente. Ele explicou que a sigla, por determinação do Diretório Nacional, não pode fazer coligação com PMDB ou SDD, portanto o apoio não foi possível. “Eu, se pudesse, apoiaria o Osvaldo, porque ele é amigo, mas não é uma questão nossa, é uma diretriz partidária”, falou.
Com a decisão tomada, o PSOL anunciou o nome de três pré-candidatos a vereador: Marcos Trujilho, Cristina Dalto e Cristian Neves.
O PC do B (até o fechamento desta edição) não havia tomado a decisão de apoiar Osvaldo Carvalho ou seguir com Lamparina.
Pré-candidatos a vereador
PT
Jurandir Benedito da Silva
Lucinéia Viana Moro
Rosa Maria Chiqueto
Elton Fernando da Silva
Tony Renato
Ricardo Pereira da Silva
Herculano Pereira da Silva
Gildete Maria de Jesus dos Santos
PEN
Luiz Alberto Chiqueto Dias
Ricardo Araújo Dias