Para ele, o município é bonito, bem cuidado e as pessoas
são educadas e trabalhadoras
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Após visitar a cidade, o padre Moacir Aparecido de Freitas, que será o primeiro bispo da Diocese de Votuporanga, não poupou elogios ao município. Para ele, a cidade é bonita, bem cuidada e as pessoas são educadas e trabalhadoras.
No início do mês foi programada a confraternização dos padres da diocese de São José do Rio Preto. O encontro ocorreu em Tanabi. O padre Moacir foi convidado por dom Tomé, bispo de Rio Preto, e aproveitou a oportunidade para participar e rever padres amigos e conhecer os novos, principalmente os que serão da Diocese de Votuporanga. “Foi um dia tranquilo, marcado por momentos de oração e confraternização. Terminou com o almoço e depois do almoço é que aproveitei para dar uma breve visita a Votuporanga”, contou.
Sobre a cidade, o monsenhor foi só elogios: “é uma cidade bonita, bem cuidada, com um poder industrial forte e um povo bem trabalhador, com uma arquitetura moderna, muitas construções. É linda catedral”.
A visita foi rápida, portanto ele ainda não pode fazer uma avaliação mais profunda. “Só fiz uma rápida visita ao prefeito, e ele falou das realizações, como a biblioteca no lago”, comentou.
Em relação às pessoas, Moacir também elogiou bastante. Até o momento o padre disse que encontro pessoas simpáticas, hospitaleiras e bacanas. O futuro bispo passou e viu o terreno que a Diocese tem para construir a futura Cúria Diocesana e o local onde funcionará a Cúria Diocesana provisória.
O padre acredita que pessoas de Votuporanga participarão da sua ordenação episcopal. “Eu creio que sim. Já tem comunidades que decidiram fretar ônibus para vir”, falou.
Ordenação
A ordenação episcopal – em que se tornará bispo – do padre Moacir será realizada no dia 11 de outubro, às 19h30, na Matriz do Senhor Bom Jesus, em Ibitinga-SP. Ele será o primeiro bispo da história da Diocese de Votuporanga.
O padre Moacir tem 53 anos e nasceu em 22 de agosto de 1962 em Ibirá. Atualmente é integrante da diocese de São Carlos e responsável pela Paróquia Santa Tereza D´Ávila, em Ibitinga. Ele nasceu na zona rural, entre os municípios de Ibirá e Urupês. Foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro 1987. Antes de atuar em Ibitinga, onde está desde 1991, ele trabalhou em Jaú (1988) e Américo Brasiliense (1989-1990).