Inscrições para as aulas de natação e hidroginástica têm início hoje e podem ser feitas nas entidades ou na Secretária de Esporte e Lazer
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Após muitas discussões, finalmente a polêmica da reativação das piscinas do CSU (Centro Social Urbano) teve um fim. Em reunião realizada na tarde de ontem, na Câmara Municipal, vereadores, representantes de entidades municipais e o secretário de Esporte e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, entraram e um consenso e decidiram que as piscinas voltarão a funcionar para aulas de natação e hidroginástica. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas nas entidades assistenciais e na Secretaria de Esporte e Lazer.
Durante a reunião na Câmara Municipal, muitos questionamentos foram feitos quanto ao fechamento das piscinas. O secretário de Esporte e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, se justificou alegando que a atitude tomada foi pela segurança dos próprios munícipes. “As invasões eram constantes, cerca de 200 pessoas dentro de uma mesma piscina. Eu via que uma hora uma morte iria acontecer naquele local e a responsabilidade seria minha”, explicou.
Ainda segundo o secretário, várias medidas foram tomadas para tentar evitar as invasões, porém nenhuma deu certo. “Contratamos seguranças, armados ou não, chamávamos a Polícia Militar, mas nada fazia com que as pessoas parassem de depredar o local, muitos ameaçavam os seguranças. A polícia chegava e as pessoas iam embora, a polícia ia embora e as pessoas voltavam. Eu não vi alternativa se não fechar o local antes que uma tragédia acontecesse”, desabafou o secretário.
Natação e Hidroginástica
A reativação, porém, será apenas para as escolinhas de natação e hidroginástica, e não para o lazer da população aos fins de semana. “Não temos condições de abrir o CSU aos fins de semana, não temos profissionais e nem segurança para isso. Esperamos que agora, com a reativação das piscinas, as pessoas fiquem mais conscientes e não estraguem o patrimônio público invadindo o local”, disse Mineiro.
As aulas de natação vão ter início no mês de agosto. “As inscrições começam amanhã (hoje) e podem ser realizadas nas entidades assistenciais do município e na Secretaria de Esporte e Lazer, até o dia 10 de agosto. Estaremos disponibilizando 400 vagas, que serão divididas em oito turmas, de acordo com a faixa etária dos alunos”, ressaltou o secretário.
Sobre as aulas de hidroginástica, o secretário ressaltou que elas serão oferecidas de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h. As inscrições também poderão ser feitas nas entidades assistenciais e na Secretaria de Esporte e Lazer.
Com as inscrições realizadas, os exames médicos terão início e logo em seguida as aulas vão começar.
Transporte
Representantes das entidades assistenciais do município questionaram o secretário com respeito ao transporte das crianças para o CSU. Sobre este assunto, o secretário revelou que, infelizmente, ainda não é possível oferecer este serviço para a população. “A secretaria possui apenas um ônibus grande, outro pequeno, uma van e uma combi, falta transporte para a nossa pasta. Inclusive, acho válido pedir ajuda para os vereadores para eles conseguirem emenda com algum deputado para investir no transporte”, opinou.
Plano B
Mineiro acredita que a probabilidade das invasões voltarem a acontecer após a reativação das piscinas é grande. Para ele, um Plano B já pode ser pensado, como a contratação de seguranças das 17h às 8h e aos fins de semana 24h. “Baseado em experiências anteriores, acredito que as invasões possam acontecer. Se acontecer, nós fecharemos de vez o CSU. E para que pessoas não sejam prejudicadas, o que eu posso oferecer é um transporte para levá-las até o Mário Covas, assim elas continuariam fazendo as aulas duas vezes por semana”, disse o secretário.
Mineiro ainda explicou que devido ao tamanho do ônibus, é impossível passar em todas as entidades para buscar as crianças nas entidades, por isso a necessidade do ponto de encontro ser no próprio CSU. “É uma responsabilidade muito grande também, e o custo aumentaria. Fazendo apenas um trajeto, fica mais fácil”, comentou.
Outras atividades
No local são oferecidas em dias de semana diversas atividades gratuitas das escolas de base como, por exemplo, balé, futebol de campo, futsal, capoeira, caratê, judô, jiu-jitsu, MMA, basquete, entre outras, além de funcionar a própria sede administrativa da pasta.