O fechamento das creches no mês de julho é uma recomendação do Ministério da Educação
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
As creches de Votuporanga não ficarão abertas durante as férias. Após a sugestão feita pelo vereador Emerson Pereira, o jornal A Cidade entrou em contato com a Secretaria de Educação. A pasta informou que os pais são alertados, no início do ano, sobre o fechamento das unidades em julho, além de ser uma recomendação do Ministério da Educação.
Por meio de indicação, o parlamentar sugeriu que os profissionais da educação da rede municipal revezem suas férias durante o ano letivo, evitando que as creches fechem em julho, dezembro e começo de janeiro. Ele explicou que foi procurado por muitos pais que relataram estar preocupados por não terem com quem deixar seus filhos, já que precisam trabalhar. Na opinião dele, é fundamental ter vagas disponíveis para as famílias que não possuem condições financeiras para pagar babá ou não têm familiar para cuidar da criança.
Emerson entende que os professores querem férias no meio do ano, no entanto a situação tem que ser revista. Ele espera que a partir da próxima administração seja realizado um rodízio entre os funcionários para não prejudicar as famílias. “Que o próximo prefeito estude a possibilidade de não fechar nestas épocas do ano, porque os pais não têm com quem deixar para trabalhar”, contou.
Por sua vez, a Secretaria de Educação esclareceu que no início do ano as escolas municipais entregam para todos os pais o calendário com a programação de férias, para que os responsáveis possam se programar para gozar férias na mesma época de seus filhos. “Além disso, o MEC e o Conselho Nacional da Educação autorizam o fechamento de creches e pré-escolas nas férias para fortalecer o vínculo familiar, já que durante todo o ano as crianças ficam onze horas e meia por dia nas creches, nada mais justo que as famílias tenham esse período dedicado a elas”, explicou a secretária Silvia Rodolfo.
Ainda conforme a pasta, o período de férias escolares é de 1º a 15 de julho, sendo o dia 18 é destinado para planejamento, formação continuada e limpeza geral das escolas. Os alunos retornam nas creches a partir de 19. As aulas regulares de Maternal II, Pré-Escola I e II e Ensino Fundamental I e II, inclusive Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltam no dia 25.