Douglas Lisboa defendeu a preservação do patrimônio histórico da cidade e diz não entender o porquê do novo piso da praça
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A praça Dr. Fernando Costa, onde está localizada a Igreja Matriz, é considerada por muitos votupo-ranguenses como patrimônio histórico da cidade. Atualmente o local está recebendo investimentos da Prefeitura Municipal e todo o calçamento da praça está sendo revitalizado. Em entrevista para a Rádio Cidade, o vereador Douglas Lisboa revelou que não entendeu o motivo da troca de piso, uma vez que ele é defensor da preservação dos patrimônios históricos de Votuporanga.
O vereador Douglas Lisboa disse que quando a praça foi construída, o calçamento era todo de pedras Petit Pave. “Essas pedrinhas Petit Pave são amarelas e algumas fazem um formato arredondado preto, se vistas de longe forma o desenho de uma gaivota. Eu ainda não me conformo de terem tirado essas pedras e colocado tijolos, depois tiraram os tijolos e colocaram as pedrinhas, e agora estão tirando novamente as pedrinhas, sinceramente ainda não entendi esta situação”, disse Douglas.
O vereador acredita que ocorreu um sério problema de gestão. “Não sei se é verba que veio e pra não perder a Prefeitura fez essa obra, porque às vezes vem verba carimbada e se ela não faz, ela perde a obra, ou se foi por conta da própria Prefeitura, mas acredito que não por conta da condição financeira do Poder Executivo, enfim, acho que foi um problema de gestão de ter trocado desnecessariamente aquelas pedras de Petit Pave”, contou.
Outro lado
De acordo com a Prefeitura Municipal, serão substituídos 2.208,22 metros quadrados de piso intertravado por pedra portuguesa, material utilizado na construção da praça. Esta é a segunda fase do projeto de revitalização do local e receberá investimento de R$ 286.488,84, por meio de convênio do Governo Federal.
A primeira etapa consistia em reforma da fonte, e construção do marco zero – em homenagem aos pioneiros, entregue no aniversário de 77 anos de fundação de Votuporanga. Foram R$ 252 mil de investimentos, onde foram instalados 184 jatos de água que farão inúmeras combinações com alcance de aproximadamente 2 metros de altura. A fonte funciona todos os dias das 19 às 22 horas e conta com repertório musical que pode ser modificado conforme a ocasião.