Os beneficiários precisam se deslocar para outras cidades; a situação tem deixado os usuários revoltados
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
As pessoas atendidas pelo Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) estão revoltadas com a não realização de exames clínicos em Votuporanga. Com isso, os usuários precisam viajar para outras cidades, o que os deixam revoltados.
De acordo com o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, os serviços realizados pelo Iamspe em Votuporanga em relação aos exames clínicos estão gerando muitas reclamações, porque a maioria deles precisam ser realizados em São José do Rio Preto e Fernandópolis. A situação, conforme o parlamentar, gera grandes custos de descolamento as pessoas.
Os exames precisam ser realizados em cidades vizinhas porque a Santa Casa de Misericórdia não recebe os repasses financeiros do Iamspe, o que impede o hospital de realizar os serviços em pessoas que não estejam internadas, por se tratar de plano de saúde. “Devemos tomar uma providência para que essa situação seja sanada, uma vez que os meses têm descontado em seus holerites os valores a título de pagamento ao Iamspe”, destacou.
Na opinião de Meidão, a situação lesa financeiramente os servidores públicos estaduais e seus beneficiários, por isso ele entende que uma medida deve ser tomada com urgência para que os repasses sejam restabelecidos à Santa Casa. Com a retomada dos recursos, o problema seria resolvido e evitaria o que está acontecendo atualmente: o deslocamento até outras cidades para a realização de exames.
O parlamentar encaminhou um ofício para a ouvidoria do Iamspe reivindicando que providências sejam tomadas.
Na última sessão da Câmara, o vereador comentou a questão. No modo de pensar de Meidão, o Iamspe “vive metendo a mão no bolso dos associados”, no entanto em uma situação como esta dos exames deixa a questão como está hoje.
Iamspe
Por meio de nota, o Iamspe explicou que a rede da região de São José do Rio Preto está presente em 12 municípios e oferece mais de 170 serviços médicos entre hospitais, clínicas, consultas e exames, além do Ceama em São José do Rio Preto.
Este ano, no município de Votuporanga, já foram realizados mais de 4,5 mil exames laboratoriais e de imagem, 6,1 mil consultas e 195 internações.
O Iamspe esclarece que vem cumprindo com suas obrigações contratuais junto à Santa Casa de Votuporanga.
O Instituto acrescenta que a Santa Casa de Votuporanga já recebeu repasses de mais de R$ 780 mil este ano.