No dia 19 de abril de 1954 começaram os trabalhos de fundação da nova Igreja Matriz
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida passará a ser, em outubro, Catedral da Diocese de Votuporanga.
Em 1953, na Festa da Imaculada Conceição, dom Lafayette Libânio, bispo diocesano, procedeu a benção solene da pedra fundamental da Igreja Matriz. A planta foi encomendada ao engenheiro gaúcho Dante Andreolli. No dia 19 de abril de 1954 começaram os trabalhos de fundação da nova Igreja Matriz.
Em 12 de outubro de 1958, após quase quatro anos de construção, foi inaugurada a nova Igreja Matriz, com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Lafayette Libânio, às 17h.
Para o padre Gilmar Margotto, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz não foi construída já pensando em um dia ser catedral, no entanto, quando “o trabalho é feito com inspiração divina e em oração” é possível que mesmo sem intenção, a igreja sirva perfeitamente como catedral.
O padre destacou os traços da obra, além de sua imposição e importância. “Seu estilo, a grandeza, capacidade e imposição são mesmo marcantes”, comentou. Gilmar explicou que a igreja não precisará passar por reformas para ser catedral. Ele lembrou que o local pode ocupar 960 pessoas sentadas.