O vereador Mehde Meidão sugere que os munícipes experimentem verificar os valores em vários postos da cidade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Na Câmara Municipal de Votuporanga foi proposta a criação de uma comissão para análise dos preços dos combustíveis na cidade. Autor da iniciativa, o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso conversou com A Cidade e alertou que a diferença dos preços no município é expressiva.
O parlamentar sugeriu que os munícipes experimentem verificar os valores em vários postos, algo que ele faz há algum tempo. Nestas análises, ele percebeu que há disparidades nos preços cobrados. “Se você vai em um posto em determinada localidade, é um preço; em outro, distante deste primeiro, o valor é diferente”, contou.
Meidão lembrou que várias outras cidades têm comissões no Legislativo que analisam os valores dos combustíveis, uma vez que isso interfere diretamente na vida dos munícipes. “O preço da gasolina, do álcool afetam no bolso das pessoas, porque hoje grande parte da população tem, pelo menos, uma moto em casa”, observou.
Ainda de acordo com o vereador, cidades como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, entre outras têm comissões que analisam o preço do combustível. “Em algumas cidades, o Ministério Público está pegando forte para saber o que está acontecendo. O assunto é muito sério”, falou.
A comissão para análises dos preços dos combustíveis tramita na Câmara de Votuporanga. De acordo com Meidão, a intenção é proteger a população de qualquer forma de abusividade na relação de consumo. A comissão terá um prazo de 45 dias para apresentar os resultados sobre os estudos, sendo este prazo prorrogável por igual período em caso de necessidade. Ao final, um relatório conclusivo será apresentado sobre os trabalhos realizados, bem como sugestões para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Ministério Público e Procon de Votuporanga, para as providências pertinentes.
O presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal, vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura, explicou que é permitida a formação deste tipo de comissão, porém o Legislativo não tem o poder de interferir no mercado.