Para Emerson, profissionais da educação deveriam revezar férias durante o ano todo para que CEMEIs não deixem de atender em julho e dezembro
O vereador Emerson Pereira (Solidariedade) quer que os profissionais da educação da rede municipal revezem suas férias durante o ano letivo, evitando que as creches fechem em julho, dezembro e começo de janeiro. A indicação foi apresentada na última sessão da Câmara, dia 27.
Emerson aproveitou a tribuna para explicar que, por motivos particulares, renunciou sua participação como membro da comissão especial para estudo e análise sobre a situação da rede municipal de ensino. “Porém, enquanto vereador, quero acompanhar de perto a educação infantil, pois tem muitas reclamações”, falou.
Férias
E mesmo não integrando a comissão, Emerson mostrou que está atendo às reivindicações da população quando o assunto é educação municipal.
O vereador foi procurado por muitos pais que relataram estar preocupados com quem deixarão seus filhos para trabalhar, já que as férias dos CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) começam no dia 1.º de julho (próxima sexta-feira) e seguem até dia 19. Para ele, é fundamental ter vagas disponíveis para as famílias que não possuem condições financeiras para pagar babá ou não têm familiar para cuidar da criança.
“Acreditamos que os professores querem férias no meio do ano, mas tem que ser revista esta situação. Que haja a partir da próxima administração um rodízio entre os funcionários para não prejudicar as famílias. Que o próximo prefeito estude a possibilidade de não fechar nestas épocas do ano, porque os pais não têm com quem deixar para trabalhar. Esta é uma grande preocupação minha enquanto representante do povo”, falou.
Críticas
Emerson também teceu várias críticas à Secretaria Municipal da Educação, coordenada por Silvia Rodolfo.
“Não vejo a Secretaria da Educação tomando providência. Não vejo empenho. Foram quatro anos e ao meu modo de ver esta pasta teve um péssimo mandato. Deveria ter feito muito mais em prol da população de Votuporanga. Eu acredito que algo na próxima gestão deve ser mudado. Tem que ter uma gestora frente à secretaria de pulso, que entenda as dificuldades que os pais têm. Teria tudo para ser uma das maiores educações do Estado, porque temos as melhores creches e métodos de ensino, mas infelizmente faltou gestão com a população de Votuporanga. Fica aqui o meu desabafo registrado”, opinou.
Contratações
Além de propor revezamento de férias dos profissionais da educação durante o ano letivo, Emerson ainda quer melhorar as condições de trabalho destes.
Ele apresentou indicação direcionada à Prefeitura para que estude a possibilidade de contratar mais professores PEB I para suprir a necessidade das creches do município. Também solicita reduzir a jornada de trabalho dos educadores infantis maternais da rede municipal de ensino para 6h diárias.