A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e do Zika vírus
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Uma suspeita de chikungunya foi notificada em Votuporanga, porém o caso foi diagnosticado como negativo. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e do Zika vírus. Em 2015, nenhum caso foi registrado no município.
O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e dor articular ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua. Após a picada do mosquito, os sintomas podem surgir dentro de dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias. Esse é o chamado período de incubação.
Assim como na dengue, nos casos de chikungunya há dor nas articulações, porém com mais intensidade e afeta principalmente pés e mãos (geralmente tornozelos e pulsos). O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.
Já os números da dengue em Votuporanga seguem elevados. São 2.411 notificações e 715 casos positivos em 2016. No chamado “ano dengue”, já são 3.034 notificações e 825 confirmações da doença. Em relação ao Zika vírus, foram 28 notificações e quatro casos positivos. “Todos os pacientes que tiveram a doença foram acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Votuporanga e passam bem”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde.
Os bairros com maior número de infestação Aedes aegypti são Vila Marin, Palmeiras, São João e Vila América.
Para evitar o surgimento do mosquito, a Secretaria de Saúde realiza rotineiramente, por meio dos agentes de endemias, visitas nas casas. São realizados também bloqueios no entorno de casos positivos, pulverizações, eliminação de criadouros, orientação aos moradores e o trabalho de educação em saúde nas escolas, indústrias, clubes de serviços, igrejas, entre outros.