Há 156 vagas, sendo 149 para crianças com idade entre 3 e 5 anos e 7 para a faixa etária de 0 a 2 anos
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Convidada pelos vereadores a dar esclarecimentos sobre as vagas em creches de Votuporanga, a secretária municipal de Educação, Sílvia Rodolfo, participou na tarde de ontem, às 15h, de uma reunião na Câmara.
Liderado pelo vereador Pedro Beneduzzi, que convidou a secretária, o encontro contou ainda com a presença de Emerson Pereira, Sílvio Carvalho de Souza, o Silvão, Walter José dos Santos, o Wartão, e Jurandir Benedito da Silva.
Sílvia respondeu todos os questionamentos dos vereadores e foi enfática ao afirmar que atualmente sobram vagas em creches do município. No entanto, ela observou que entende o problema enfrentado pelas famílias que querem vagas perto de sua casa ou trabalho. Sobre a questão, a secretária esclareceu que é uma dificuldade em que o município não tem muito o que fazer. Segundo ela, neste momento há 156 vagas, sendo 149 para crianças com idade entre 3 e 5 anos e 7 para a faixa etária de 0 a 2 anos.
Por outro lado, 21 crianças aguardam vagas em escolas de suas preferências. “Os pais podem optar por determinada escola, porém, é necessário aguardar a liberação da vaga de acordo com a lista de espera. Quando não há preferência por alguma unidade, direcionamos a criança para as escolas que possuem vaga e eles aceitam se quiserem”, esclareceu.
Defensor da abertura de vagas em locais próximos das famílias, Emerson relatou que constantemente famílias o procuram para auxiliar. “As reclamações são constantes, e eu, no papel de vereador, busco auxiliar a comunidade”, falou.
O clima da reunião esquentou, após Emerson fazer alguns questionamentos e insinuar que a secretaria teria dito que ele é mentiroso. “Não me chame de mentiroso”, disse o parlamentar. Por sua vez, Sílvia disse que o problema do vereador com ela é pessoal e segue de alguns anos. Ela afirmou ainda não ter problema pessoa com ele.
Sílvia garantiu também que Emerson liga na Secretaria de Educação, deixa os funcionários amedrontados a ponto de até chorar. A secretária foi aconselhada pelo vereador Silvão, líder do prefeito na Câmara, a gravar esses episódios. “Uma vez você ligou e eu estava em uma reunião”, disse ao vereador.
Sobre a forma de lidar com a questão de vagas nas creches, a secretária ressaltou que há um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público, portanto o município respeita tudo o que consta no documento.
Divulgação das vagas disponíveis
Jura sugeriu que a Secretaria disponibilize informações sobre as vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil. A sugestão foi enviada, também, por ofício. Segundo ele, várias famílias procuram os vereadores e questionam sobre vagas, então, se as informações estiverem públicas, toda a população terá acesso. “Seria muito útil e daria mais transparência ao processo de oferta e procura”, disse Jura. A secretária demonstrou ter gostado da ideia.