Durante a última sessão da Câmara Municipal de Votuporanga, algumas críticas foram destinadas à Secretaria de Saúde
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Durante a última sessão da Câmara Municipal de Votuporanga, algumas críticas foram destinadas à Secretaria de Saúde. Em uma delas, o vereador Mehde Meidão afirmou que um médico da unidade São João chega atrasado, o que faz vários pacientes irem embora sem serem atendidos após tanto esperar. A Secretaria negou que isso aconteça e garantiu que o profissional sempre cumpre os horários.
Conforme a denúncia do parlamentar, enquanto os pacientes chegam por volta das 6h30, o médico aparece no local somente às 9h30/10h. “Eu fico abismado com a saúde que temos em Votuporanga. É inadmissível”, destacou Meidão. O vereador disse ainda que quer saber quem é esse “magnata da saúde”.
Por sua vez, a Secretaria explicou que os horários de atendimento dos médicos estão disponíveis na recepção das unidades de saúde e também no site da Prefeitura e que o profissional cumpre regularmente sua carga horária no local em regime ambulatorial de agendamento de consultas, grupos de orientações e atendimentos domiciliares.
Outra crítica foi sobre demora para a realização de consultas em uma unidade de saúde. A pasta informou que a marcação de consultas na rede municipal de saúde é realizada mediante classificação de risco em acolhimento de enfermagem das 7h às 17h, em todos os Consultórios Municipais. Caso o agendamento não seja classificado como prioritário no acolhimento de enfermagem, o paciente recebe as orientações necessárias e aguarda, em média, 15 dias para realizar sua consulta médica de rotina.
Além deste atendimento ambulatorial, o município conta com uma rede de pronto-atendimento 24 horas composta pelo Mini-hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, pela UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e Samu.
Sobre a Unidade de Saúde citada na denúncia, o Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, a Secretaria frisou que a unidade é referência em atendimento para aproximadamente 8 mil habitantes da área e conta com duas Equipes de Saúde da Família (ESF) e uma equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) com matriciamento em pediatria, ginecologia e psiquiatria. O município segue o modelo de atendimento preconizado pela Política Nacional de Saúde “Estratégia de Saúde da Família”. Neste modelo, o médico generalista, atende aos agravos de saúde de sua população e tem se mostrado apto a resolver 80% das demandas na Atenção Básica, pois reconhece as necessidades de saúde do seu território de atuação. “Este processo de reorientação das práticas em saúde no SUS foi implantado em Votuporanga em 2002 para atender aos princípios do SUS: Universalidade, Equidade e Integralidade”,
Ainda conforme a pasta, o resultado deste trabalho é apresentado quadrimestralmente em audiência pública, na Câmara Municipal, onde são fornecidas todas as orientações e práticas destes atendimentos aos vereadores e à população.