A Campanha de Vacinação contra a H1N1 deverá ser concluída amanhã, no entanto não há mais vacinas disponíveis no município
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A intensa procura fez as vacinas contra H1N1 esgotarem na Rede de Saúde de Votuporanga e não há expectativa para a chegada de mais doses.De acordo com Danieli Fortilli, enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Vacinação contra a H1N1 deverá ser concluída amanhã, no entanto não há mais vacinas disponíveis no município.
Até o momento a Secretaria de Saúde de Votuporanga não foi informada pelo Estado sobre a chegada de mais doses da vacina. Questionada se com a chegada do inverno, outra campanha será realizada, a enfermeira informou que não.
A cidade já registrou 17 casos da doença e não há registros de morte causada por H1N1 no município.
Desde o início do ano até o dia 11 de junho, 1.003 pessoas morreram em decorrência do vírus H1N1 no Brasil, segundo novo informe epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde. Em uma semana, desde a divulgação do boletim anterior, foram registradas 117 novas mortes pelo vírus.
Além das mortes pela influenza H1N1, houve ainda 100 mortes por outros tipos de influenza. São Paulo foi o Estado com o maior número de mortes por influenza, correspondendo a 42,7% do total no país.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe imunizou neste ano 49,9 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos de maior risco de complicação pela doença, que supera o público-alvo previsto pelo ministério, formado por 49,8 milhões de pessoas.
O público-alvo é formado por crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias, presos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.