Programação especial envolve plantio de mudas, teatro, passeios e dança; profissionais da rede também participarão de capacitação
Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, celebrado nesse domingo (5/6), as escolas municipais de Educação Infantil e Fundamental prepararam um cronograma especial. Unidades de ensino de Votuporanga desenvolverão atividades ligadas à conscientização e cuidado com a natureza.
A maioria das ações terá início na segunda-feira (6/6), com exceção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) “Profª Orozília do Carmo Ferreira”, do bairro Cecap II, que montou uma exposição na última quarta-feira (2/6).
A mostra foi elaborada pelas crianças de zero a cinco anos com materiais recicláveis, contando a criação do mundo, os animais e a importância da água potável. Além disso, há um espaço sobre o mosquito Aedes Aegypti, falando da prevenção de doenças como dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Entre as atividades previstas para a data especial, estão plantio de mudas, passeios, rodas de conversa, coleta e separação de recicláveis, exibição de vídeos, produção de hortas, dança, teatro e muito mais.
Já nas unidades de Ensino Fundamental, os alunos farão jogos, caça-palavras, cruzadinhas, brinquedos recicláveis, receitas de reutilização de alimentos, dança, poesia, sarau, música, etc.
A secretária da Educação de Votuporanga, Silvia Rodolfo, destacou a importância da iniciativa. “As ações são para promover um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras, para que assim os jovens que são o futuro do nosso país tenham consciência e preservem o que é nosso”, disse.
Capacitação para IFSP
Os profissionais da rede municipal participarão de uma capacitação . O evento denominado “2ª Semana do Meio Ambiente – 2ª Feira de Troca de Mudas” terá início na terça-feira (7/6), com mesa-redonda sobre educação ambiental, e segue até sábado.
A organização é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), com apoio da Saev Ambiental, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Condema), Poly Sport, Extravazza e Ótica Jair Joiás e Relógios. “A qualificação visa formar multiplicadores, para que possam aperfeiçoar o conteúdo dentro de salas de aula”, finalizou Silvia.