Na rua Ângelo Petenucci, no Jardim Santa Felícia, os moradores estão preocupados com os escorpiões e pedem providências
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Moradores da rua Ângelo Petenucci, no Jardim Santa Felícia, em Votuporanga, estão assustados com a infestação de escorpiões no local. O jornal A Cidade esteve no local para verificar a questão e constatou que pele menos cinco pessoas já foram picadas nos últimos 15 dias.
De acordo com uma dona de casa, os vizinhos estão bastante preocupados com a situação. “Vai que a pessoa está dormindo e é picada? Estamos assustados mesmo”, contou. Ela mesma já matou três escorpiões. “A gente tá aqui sentada e do nada aparece um. Eu matei um no banheiro”, comentou.
A moradora contou que alguns vizinhos têm entulhos em seus quintais e áreas, que, provavelmente, servem de criadouros para os escorpiões. Preocupada com a situação, ela constantemente compra veneno e espalha na casa. “Meu marido foi picado, então nós, que já estávamos com medo, ficamos mais ainda”, falou.
O assunto chegou até o Poder Legislativo, onde, por meio de indicação, o vereador Pedro Beneduzzi solicitou que seja realizada a dedetização no local. Na reivindicação, o parlamentar pede para o “Poder Executivo, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promova a extinção de vários escorpiões existentes na rua Ângelo Petenucci, no Jardim Santa Felícia”. “Diversos munícipes estão sendo picados naquela localidade e suas vizinhanças”, justifica o legislador.
Em conversa com A Cidade, Pedro contou que esteve no local e constatou que muitas pessoas estão assustadas com a situação. “É importante que algo seja feito com urgência”, falou.
A Secretaria de Saúde, por meio do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), ainda não foi notificada sobre o aparecimento de escorpiões no endereço. No entanto, uma equipe de agente de endemias irá até o local de hoje para avaliar a denúncia e tomar as providências necessárias.
O Secez realiza permanentemente orientações durante as visitas de rotina aos moradores. Algumas ações são importantes para se evitar acidentes com escorpiões: não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar os ralos durante a noite; verificar roupas, sapatos, móveis e utensílios de cama, mesa e banho antes de utilizá-los.
A Secretaria alerta ainda que a pessoa picada pelo escorpião deve lavar o local com água e sabão, evitar o torniquete (amarrar qualquer objeto no local) e procurar imediatamente a UPA e o Pronto Atendimento do Mini Hospital do bairro Pozzobon “Fortunata Germano Pozzobon”.