Já os números do Zika vírus no município são bem menores. São 24 notificações e somente dois casos positivos
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga registrou 2.356 notificações de dengue nos cinco primeiros meses do ano e 680 positivos. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
Os bairros com maior número de infestação do mosquito Aedes aegypti são Vila Marin, Palmeiras, São João e Vila América. Até o momento nenhuma pessoa morreu por causa da doença.
Já os números da Zika no município são bem menores. São 24 notificações e somente dois casos positivos.
A Prefeitura Municipal esclarece que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti seguem com visita a residências para retirada de criadouros, bloqueios de casos suspeitos de dengue e pulverização. A Secretaria de Saúde também acredita na conscientização com palestra e teatro nas escolas.
No Estado
O número de casos de dengue no Estado de São Paulo foi 81% menor nos primeiros meses do ano do que do mesmo período de 2015. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, foram confirmados 108,6 mil casos em 2016, enquanto no mesmo período do ano passado foram 568 mil. O número de mortes também teve queda expressiva, de 403 óbitos nos primeiros quatro meses de 2015 para 44 neste ano.
Quase a metade (49,4%) dos casos está concentrada em cinco municípios. Em Ribeirão Preto foram registradas 33,2 mil infecções por dengue, em São José do Rio Preto, 7,3 mil, em Presidente Prudente, 6,4 mil, em Birigui, 3,7 mil e em Sertãozinho foram 2,9 mil.
O secretário de Saúde, David Uip, atribuiu a redução das infecções ao sucesso das ações de combate ao mosquito transmissor. “Essa redução expressiva é resultado da intensificação das ações de combates ao Aedes aegypti promovidas pelo Governo do Estado e, sobretudo, da colaboração do poder público e da sociedade civil”, disse.