Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Entulhos, acúmulo de sujeira e matagais são locais ideais para o surgimento dos temidos animais peçonhentos. Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria. São animais que capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos. Somente em 2016 já foram registrados pela Vigilância Epidemiológica 224 acidentes com animais peçonhentos em Votuporanga.
Como mostrado pelo jornal A Cidade, moradores da rua Ângelo Petenucci, no Jardim Santa Felícia, em Votuporanga, estão assustados com a infestação de escorpiões no local. Pelo menos cinco pessoas já foram picadas nos últimos 15 dias. Segundo a Secretaria de Saúde, uma equipe de agente de endemias iria até o local para avaliar a denúncia e tomar as providências necessárias. Segundo uma dona de casa, os vizinhos estão bastante preocupados com a situação. Alguns vizinhos têm entulhos em seus quintais e áreas, que, provavelmente, servem de criadouros para os escorpiões. “Meu marido foi picado, então nós, que já estávamos com medo, ficamos mais ainda”, contou.
No município, o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), órgão pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, atende notificações feitas via telefone. Em seguida, o agente de vetor vai até a casa do solicitante para orientá-lo sobre os possíveis locais em que animais peçonhentos se abrigam e os cuidados que se deve ter para que os acidentes sejam evitados.
A Secretaria de Saúde alerta que os acidentes com animais peçonhentos ocorrem por toda a cidade, principalmente onde há acúmulo de entulhos (madeiras, tijolos, pedras) e matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais em decomposição). Esses locais são favoráveis para a proliferação de pequenos insetos, como baratas e aranhas, principal fonte de alimento dos escorpiões. “É importante que o morador remova toda e qualquer fonte de alimento dos escorpiões de sua casa e de terrenos baldios”, destaca.
A vítima de algum animal peçonhento deve lavar o local com água e sabão ser encaminhada imediatamente para o atendimento médico.