Assim como em 2015, município não participa por não possuir local adequado para realizar grandes descartes de lixo
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Mais uma vez a Prefeitura de Votuporanga escolheu não aderir ao programa Cidade Limpa, realizado anualmente pela Rede Globo, em parceria com a TV TEM. Esse é o segundo ano consecutivo que o município optou por não receber o auxílio e, de acordo com o gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela, isso não prejudica a cidade, uma vez que a autarquia oferece para a população outras formas de descarte de resíduos domiciliares. Ainda segundo ele, o programa trazia um transtorno muito grande e a cidade não possui espaço adequado para receber enormes quantidades de materiais de uma só vez.
Em entrevista para o jornal A Cidade, o gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela, explicou que o programa funciona mais para cidades pequenas. “Quando o programa vinha para cá nós percebíamos o caos que era, porque era uma quantidade muito grande de resíduos. Acabava que não tínhamos um local apropriado para descartar tudo de uma vez”, contou.
Por esse motivo, Gustavo também afirmou que o programa acontece em uma semana, mas o trabalho triplica posteriormente. “A Prefeitura fica depois mais de um mês envolvida no descarte de todos os resíduos feito pelos moradores. Fica tudo misturado em um só lugar e isso dificulta o processo de separação, uma vez que não temos uma área regularizada para deixar tudo o que é recolhido”, afirmou.
O gestor ressaltou que a escolha de não aderir ao programa foi conjunta, Prefeitura e Saev, e que o município oferece melhores formas de recolher resíduos domésticos sem causar transtornos. “Fazemos pequenos arrastões em bairros fiscalizados pela secretaria de Saúde, que orienta os moradores a separar corretamente; primeiro o lixo comum, depois os recicláveis e os depois os entulhos. Dessa forma, em pequenas quantidades, conseguimos limpar toda a cidade tranquilamente. E ainda temos outras opções como o Disk Ecotudo, além das duas unidades do Ecotudo, disponíveis para população descartar materiais”, comentou.
Diversas prefeituras dos municípios das regiões de Sorocaba, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto, locais onde a emissora da Rede Globo está presente, estão participando do programa este ano. O objetivo é estimular a reciclagem e conscientizar a população sobre maneiras de consumo mais sustentáveis.
Ecotudo
A Prefeitura informou, por meio de nota, que há outras formas de descarte de resíduos domiciliares como, por exemplo, as duas unidades do Ecotudo (norte e sul), que funcionam das 8h às 20h todos os dias da semana, além dos 16 Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis espalhados por diversas praças da cidade.
O município conta ainda com o serviço de coleta seletiva e o Disk Ecotudo, programa em que a pessoa pode agendar o dia e hora da coleta pagando uma taxa de R$ 40 por viagem. O programa é direcionado a imóveis residenciais e recolhe materiais inservíveis não coletados pelo serviço convencional. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3405-9191.