No total, 17 estudantes foram eleitos para fazer parte do projeto institucional, desenvolvido pela Escola do Legislativo e Casa de Leis
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Em meio a uma crise política que o Brasil vem enfrentando, jovens votuporanguenses buscam alternativas para fazer a sua parte. A participação no projeto Parlamento Jovem é uma delas e, na tarde de ontem, 17 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Votuporanga foram diplomados como vereadores mirins na Câmara. O projeto é institucional e desenvolvido pela Escola do Legislativo “Dr. Roberto de Lima Campos”.
Essa é a primeira edição do projeto Parlamento Jovem, que conta com um representante, escolhido por meio de uma eleição dentro de cada escola da cidade. Os estudantes escolheram um partido temático e apresentaram um projeto de lei de acordo com o tema, que envolve Trânsito e Transporte; Cultura; Defesa do Consumidor; Planejamento Urbano; Educação; Emprego; Esportes; Habitação; Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública.
O presidente da Câmara, Serginho da Farmácia, ressaltou a importância da participação dos jovens no projeto. “Eles precisam se impor mais para desenvolver e despertar o civismo e a democracia dentro de si, esse é o principal objetivo. O mais interessante é que os projetos de lei que eles desenvolveram serão analisados para quem sabe futuramente ser votado no legislativo e, assim, beneficiar toda a população”, contou. A próxima atividade dos vereadores será a posse e a eleição da Mesa Diretora, no dia 31 de maio, às 19h30, na Câmara. A primeira Sessão Ordinária para a discussão e deliberação dos projetos do Parlamento Jovem será no dia 7 de junho.