Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o intuito de proporcionar mais segurança e evitar acidentes, foi solicitada, na Câmara Municipal de Votuporanga, a sincronização dos semáforos, que é chamada popularmente de “onda verde”, na rua Paraíba. O pedido, que foi apresentado na 13ª Sessão Ordinária, é de autoria do vereador Douglas Lisboa. Os semáforos na via eram sincronizados, porém no momento não estão mais.
A reivindicação foi encaminhada ao Poder Executivo para que, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, faça a sincronia. O legislador lembra que cabe ao Poder Público promover medidas que visem assegurar a segurança no tráfego de veículos e pedestres.
Douglas explicou que munícipes o procuraram para que o pedido fosse encaminhado à Prefeitura. Eles entendem que seria melhor que o tempo de abertura se torne igual entre os três semáforos existentes na via. Assim, os condutores dos veículos não perderiam tanto tempo parados entre um sinal e outro, o que acaba obstruindo o trânsito.
Em diversas cidades do país, uma das ações realizadas para agilizar o trânsito é a chamada “onda verde”. Ela consiste na sincronização dos semáforos, ou seja, a abertura em sequência. O objetivo é facilitar o tráfego, permitindo que os condutores realizem percursos mais rápidos, evitando os congestionamentos ocasionados em razão do aumento acelerado da frota. Para que o condutor se beneficie em sua totalidade, é necessário que ele mantenha a velocidade regulamentada na via, caso contrário, não conseguirá fazer o percurso com todos os sinais abertos, ou seja, liberados para passagem de veículos.