O município já tem 45 casos suspeitos e 13 confirmados da doença; novas doses devem chegar até quinta-feira para público alvo
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Os números da gripe H1N1 levantados pela Secretaria Municipal de Saúde seguem preocupantes em Votuporanga. Já são 45 casos suspeitos (notificações) e 13 confirmados da doença. Até o momento, não houve mortes no município, conforme a Vigilância Epidemiológica. Na cidade as doses que estavam sendo disponibilizadas a toda população, referentes a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2015, terminaram na sexta-feira (1).
Na semana passada, o número de casos de gripe do tipo A, causada pelo vírus H1N1, chegou a 372 no Estado de São Paulo, com 55 mortes. Preocupados, moradores tem cada vez mais procurado pela vacina.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo lote, para a Campanha 2016, chegará ainda esta semana no município, no entanto será destinado exclusivamente para os grupos prioritários – crianças (de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), idosos e portadores de doenças crônicas. Pessoas fora do grupo destinado à vacinação podem se imunizar somente em hospitais e unidades de saúde particulares.
A expetativa da Secretaria é que o lote chegue até quinta-feira (7), uma vez que é grande a procura em todas as unidades de saúde da cidade.
O vírus H1N1 já matou 46 pessoas no país em 2016, mais do que no ano passado inteiro, quando foram registradas 36 mortes pela infecção. A chegada antecipada do vírus e a severidade dos casos têm chamado a atenção dos médicos e provocado uma corrida às clínicas de vacinação.