Nos três primeiros meses do ano, 1.363 nomes foram inclusos no SCPC em Votuporanga; crise financeira ajuda inadimplência
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o país passando por uma grave crise econômica, causando um elevado número de desempregados, o número de inadimplentes é grande. Em Votuporanga, há 10.723 pessoas com o nome na lista do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
No mês de março 612 nomes foram cadastrados, no entanto 594 foram excluídos do cadastro. O saldo, portanto, é de 18 novos nomes da lista. Nos três primeiros meses de 2016, 1.363 pessoas foram inclusas no SCPC. Já 1.746 saíram do cadastro.
Vanderlei Junqueira de Souza, gerente administrativo da Associação Comercial de Votuporanga (ACV), observou que inadimplência do consumidor obteve alta de 2,8% no acumulado em 12 meses até março (acumulado entre abril de 2015 a março de 2016 contra os 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. No primeiro trimestre do ano, houve elevação de 5,8%, quando comparado ao mesmo período de 2015. Na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,8%, enquanto na série com ajuste sazonal, a inadimplência recuou 8,4% na comparação com o mês anterior.
Ele acrescentou que o aumento da desocupação no mercado de trabalho, a queda dos rendimentos e a elevação dos juros e inflação elevada têm contribuído decisivamente para diminuição do orçamento das famílias, levando ao atraso nos pagamentos. Após três anos de estabilidade, a inadimplência dos consumidores finalmente dá sinais nítidos de que sua taxa deverá elevar-se ao longo de 2016. “Em média, nos últimos 12 meses foram incluídos 428 registros por mês, lembrando que não são exatamente 428 pessoas, pois uma mesma pessoa pode ter mais de um registro incluso no banco de dados do SCPC”, contou.
Vanderlei explicou ainda que, nas questões burocráticas, não é tão complicado “limpar o nome”. Ele disse que o processo para retirada do nome do banco de dados do SCPC é muito simples. “Após a negociação e pagamento para a devida empresa onde existia a pendência, a própria empresa já providencia a exclusão do registro do banco de dados do SCPC”, esclareceu o gerente administrativo da ACV.