Colônias e entidades já estão organizando seus espaços; expectativa é de reunir cerca de 2 mil pessoas por dia
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Apartir de hoje Votuporanga recebe grande evento culinário, cultural e solidário: a Festa das Nações. Serão três dias de festa cheios de diversidades artísticas e gastronômicas, na Concha Acústica, bem no centro da cidade, e tudo gratuito. Toda a renda da festa será revertida a 24 entidades assistenciais do município que, junto com clube de serviços, irão oferecer comidas típicas japonesa, italiana, espanhola, brasileira, portuguesa e árabe. Hoje e amanhã a festa começa às 18h e no domingo, às 16h.
Desde o começo da semana que a região central da cidade começou a ser preparada para receber a estrutura da Festa das Nações. Na rua Alagoas, entre a São Paulo e Amazonas, foram instaladas cinco tendas de 100 metros quadrados para abrigar as mesas e cadeiras, que deverão acomodar cerca de 1.200 pessoas sentadas. A praça da Igreja Matriz também recebeu as estruturas onde ficarão as colônias, cozinha central e bares.
Segundo o Fundo Social de Solidariedade (FSS), órgão responsável pela Festa das Nações, a expectativa é de que grande parte da população compareça no evento. “Por se tratar de uma festa beneficente, com entrada gratuita, recheada de ótimas atrações culturais, acredito que teremos um excelente público”, afirmou a presidente do FSS, Juliana Marão.
Trânsito
A partir das 15h30 de hoje o trânsito na rua Alagoas, entre a São Paulo e a Amazonas, será interditado para arrumação do local. Assim acontecerá no sábado, dia em que a festa também terá início às 18h; e no domingo a interdição será a partir das 14h, já que o evento começará às 16h. A reabertura da via será feita após o término da festa.
Gastronomia
As comidas típicas estarão com preços acessíveis que variam de R$ 1,50 a R$ 25. A colônia japonesa oferecerá combinados, sushi, tempurá, moti, mandiyu, yakisoba, inarizushi e yokan. Já a italiana fará escondidinho de carne seca, espaguete e minipizzas. A árabe terá quibe frito e cru, esfirra de carne, charuto, pão sírio, homus, coalhada e combinados. Da colônia portuguesa o cardápio será composto por pastel, bolinho e escondidinho de bacalhau, bacalhoada e pastel de Belém. A espanhola servirá a tradicional paella e a brasileira terá espetos de frango frito, batata frita, cachorro quente, brigadeiro e beijinho.
Atrações musicais
Entre os artistas locais, selecionados por meio de Edital, foram escolhidos diversos gêneros musicais como samba, hip hop, rock, pop rock, MPB e dança contemporânea. Além disso, entidades e colônias também estão preparando atrações típicas das nacionalidades. Os shows acontecerão um atrás do outro, com duração máxima de 40 minutos cada.
Colônias
Veja quais são as entidades e clubes responsáveis por cada colônia na Festa das Nações:
Portuguesa
Rotary Clube Novas Gerações; Lar Viver Bem, Casa Abrigo – Irmãos De Emaús, Lar Do Velhinho, Caminho De Damasco, Igreja Pentecostal Unida Em Cristo
Italiana
Lions Clube Votuporanga; APAE, Arte Solidária, Associação Antialcoólica, Clube De Mães Santa Luzia
Árabe
Rotary Clube Novo Milênio; Recanto Tia Marlene, Pastoral Da Criança Santa Luzia, Comunidade São Francisco E Instituto Herança Feliz
Brasileira
Rotary Clube 8 de Agosto; Centro Social, Comunidade Espírita Joana De Angelis, Lar Recanto Da Mãe
Japonesa
Lions Clube Brisas Suave; Lar São Vicente De Paulo, Comunidade Nova Vida E Irmão Mariano Dias
Espanhola
Santa Casa De Votporanga, Aadfav, Associação Beneficente Nosso Lar E Lar Frei Arnaldo