Começa neste sábado (9) em Votuporanga, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que segue o calendário das campanhas de anos anteriores, destinada aos grupos prioritários – crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde.
Todas as unidades de saúde do município estarão abertas neste dia, das 8h às 16h, para imunizar o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.
Para os profissionais de saúde, as doses já estão disponíveis em qualquer uma das 13 unidades de Votuporanga. As vacinas desta campanha são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).
A enfermeira responsável pelo setor de imunização, Daniele Fortilli, explica que o Ministério da Saúde enviou o primeiro lote ao município com 15 mil doses da vacina e a procura tem sido grande. “O segundo lote deverá chegar à Votuporanga nos próximos dias, mas mesmo assim pedimos as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que não deixem para última hora. Neste momento é importante também evitar as filas e aglomeração de pessoas dentro das unidades de saúde, a fim de reduzir o risco de contaminações”.
Durante a semana, as unidades de saúde do município funcionarão para vacinação mediante estoque das doses, das 7h às 17h. Em Votuporanga, 21.506 pessoas fazem parte dos grupos que poderão ser imunizados, sendo que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% desse total.
A vacinação, que começaria no dia 30 de abril, foi antecipada no Estado de São Paulo por causa do aumento de casos de H1N1. Neste ano, até o momento, Votuporanga registrou 15 casos da doença.
A enfermeira conta que esta vacina não causa gripe. “Ela não provoca este tipo de reação”.