Evento teve início ontem e contou com a presença de milhares de pessoas na Concha Acústica; programação continua intensa hoje
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Ao se aproximar da Concha Acústica de Votuporanga já é possível notar a variedade de cheiros de comidas que percorrem o ar. Isso porque seis diferentes colônias (japonesa, italiana, espanhola, brasileira, portuguesa e árabe) estão preparando, simultaneamente, comidas típicas para receber a população na Festa das Nações, que teve início ontem, às 18h, e segue até domingo. Hoje, no segundo dia de evento, as expectativas continuam altas, já que o retorno das pessoas foi bem positivo no primeiro dia. O horário de início para hoje será o mesmo, às 18h. Já amanhã, último dia de festa, começa às 16h.
Na colônia japonesa, o jornal A Cidade conversou com Vera Ito Abê, membro da Associação Nipo Cultural e Esportiva de Votuporanga, que existe há mais de 60 anos na cidade. Segundo ela, é uma ótima oportunidade de apresentar eventos diferentes para a população. “Além disso, os moradores ainda podem ajudar as entidades assistenciais do município”, contou.
A presidente do Lar Viver Bem, Lia Marques, uma das entidades responsáveis pela barraca da colônia portuguesa, afirmou que o evento é uma forma de resgatar as nações. “Aqui a população tem a oportunidade de experimentar de tudo um pouco e ainda ajudar as entidades, que são locais que realmente sempre necessitam de ajuda”, disse.
Além da diversidade culinária, atrações musicais também estão fazendo parte da grande Festa das Nações. Composto por artistas locais e músicos de projetos culturais das entidades, colônias e da Prefeitura, as apresentações foram organizadas de forma a agradar todo tipo de público. “Temos diversos gêneros musicais, dança e intervenções teatrais”, explicou a secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp.
O evento é uma mistura de música, gastronomia e solidariedade, já que toda a renda arrecadada com a alimentação será destinada a 24 entidades assistenciais do município. Os voluntários de cada instituição, junto aos membros de clube de serviços da cidade, são os responsáveis pelo preparo das comidas, que estão com preços acessíveis, variando de R$ 1,50 a R$ 25.