A votuporanguense Érica Vidal, de 46 anos, é a primeira ibero-americana presidente do Conselho Administrativo Internacional sobre Cefalópodes (classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os chocos). A entidade internacional é uma das mais importantes sobre pesquisas relacionadas à biologia marinha. Ela ficará a frente do Conselho que tem por objetivo estimular, acelerar e influenciar a direção de pesquisas sobre moluscos marinhos até 2019.
Érica é formada em oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado, doutorado e pós-doutorado, e há mais de um ano lançou o livro sobre “Avanços em Biologia Marinha”, dedicado em pesquisa cefalópode. Ela ainda atua como professora na Universidade Federal do Paraná.
Para Érica, estar a frente de um importante Conselho é uma grande realização profissional. “Tenho muito orgulho em ter sido eleita entre mais de 400 pesquisadores de diversos países. Isso é importante para fortalecer a Universidade Federal do Paraná e o Brasil na comunidade científica internacional”.
Para o pai, Fernando Vidal, de 85 anos, que vive em Votuporanga, essa é uma grande conquista para a filha. “Fico muito orgulhoso, ainda mais por ela estar sempre fazendo coisas boas como essa. Todos os projetos dela ajudam na evolução da área que ela trabalha”. (Colaborou Gabriele Reginaldo)