Jociano Garofolo
Na 10ª Sessão Ordinária da Câmara, o cenário político do município virou tema de discursos. Parlamentares usaram a tribuna para expor suas opiniões sobre o pleito para prefeito, principalmente após o anúncio do empresário Helton Borges como possível concorrente pelo PSDB, no final de semana. Segundo alguns vereadores que apoiam o concorrente dele, João Dado, do Solidariedade, surgiram situações em redes sociais da internet, que estão causando incômodo.
Mehde Meidão usou a tribuna para defender o ex-deputado federal Dado e fez crítica a posicionamentos que teriam sido feitos por assessores do deputado estadual Carlão Pignatari, do PSDB, em uma rede social. Segundo o vereador, Dado teria sido criticado por não ter nascido em Votuporanga, fato que aconteceu após o anúncio do empresário Helton Borges como pré-candidato do PSDB em uma página da internet. “A pessoa que falou isso é um intruso que não sabe nada da história de Votuporanga. O Dado nasceu em Rio Preto por conta de complicações no parto, mas em 1997, recebeu título de Cidadão Votuporanguense, por minha indicação. Ele fez muito por Votuporanga, foi o maior deputado da história da cidade e não merece esse tipo de crítica”, disparou Meidão.
Meidão disse que respeita Helton Borges, mas fez questão de lembrar de algumas conquistas de Dado em seu tempo como deputado, que, segundo ele, seria a resposta correta para as críticas. “A Faculdade Federal, o IFSP, foi conquistada após um pedido ao Dado que intercedesse. Eu também tinha uma briga antiga para levar os Correios ao Pozzobon. Foram 20 anos de luta, e conseguimos com apoio do Dado e do Governo Federal, onde ele tinha um bom trânsito. Só para a Santa Casa foram mais de R$8 milhões, e por ai vai”, afirmou. A fala dele foi apoiada pelo presidente da Câmara, Sérgio Adriano Pereira, o Serginho da Farmácia.
Por sua vez, Emerson Pereira, que é do mesmo partido de Dado, também partiu para o ataque. O vereador lamentou que a pré-candidatura de Dado não teve apoio do partido do prefeito e do deputado estadual Carlão. “É triste saber que políticos de Votuporanga estão virando as costas. Esses grupos políticos que sempre buscaram o apoio do deputado Dado. Se hoje a cidade está desenvolvida é graças ao trabalho dele”, comentou Pereira.
Líder do PSDB na Câmara, Douglas Lisboa também entrou no assunto. Ele afirmou que com a indicação de Helton Borges, foi dada de fato a largada à corrida para eleger prefeito de Votuporanga. Entretanto, usou sua posição no partido tucano para fazer um pedido, tanto aos aliados, quanto para a oposição. “Algo que deve imperar em todos os cantos é o respeito. Eu não aceito que ninguém do meu partido desrespeite qualquer candidato”, disse Lisboa.
Eliezer Casali também falou sobre as eleições na tribuna da Câmara. Segundo ele, a campanha “começou quente”, e isso faz parte do jogo político. “Só espero que não ocorra exageros. Dependendo do que for falado, pode ser considerada propaganda antecipada”, alertou. Ele comentou também que Votuporanga está de parabéns pelos bons nomes de pré-candidatos a prefeito. “Quero parabenizar a coragem deles, porque a classe política está malhada. A população, com razão, está colocando no mesmo balaio bons e maus políticos”, comentou.
Líder do Governo na Câmara, Sílvio Carvalho, disse que é natural a candidatura própria dos tucanos, mas acredita que ainda haverá uma união de Solidariedade e PSDB.