As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Votuporanga, das 7h às 17h, exceto feriados e finais de semana.
Da Redação
Votuporanga está na lista das cidades do noroeste do estado que teve a vacinação antecipada contra a gripe. Esse adiantamento aconteceu porque, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, a intensão é evitar novos casos da doença. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Votuporanga, das 7h às 17h, exceto feriados e finais de semana.
Mais de 150 casos de gripe H1N1 foram confirmados na região noroeste paulista desde o começo do ano e 15 pessoas morreram por causa da doença. Uma das formas de prevenção é a vacina contra a gripe. A campanha de vacinação contra a doença começou na última quarta-feira e a meta é vacinar 323,7 mil pessoas em 67 municípios de toda a região até o dia 8 de abril.
A vacinação atenderá o mesmo grupo de risco das campanhas anteriores, definido pelo Ministério da Saúde: idosos, gestantes, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 6 meses a 4 anos de idade e pessoas com doenças crônicas), num total de 388,5 mil pessoas.
De acordo com a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde Helena Sato, a meta é atingir 80% do público alvo, que corresponde a 323,7 mil pessoas. “É importante destacar que quem tomar a vacina agora, não estará desobrigado também tomar a vacina durante a campanha nacional, que terá início em 30 de abril. A composição da vacina que será utilizada durante a Campanha Nacional será diferente, uma vez que esta composição pode mudar, em decorrência dos vírus circulantes em cada ano”, diz a diretora.
A rede pública de saúde disponibiliza anualmente, por meio de campanhas de imunização em massa, a vacina contra a gripe, que também protege contra o H1N1, para idosos, gestantes, crianças pequenas, trabalhadores da saúde, população indígena e pessoas com doenças crônicas.