Aproximadamente 16 mi de litros de resíduos diários vão contaminar 12 km de água limpa; Saev trabalha para evitar mais prejuízos
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Na manhã de ontem, funcionários da Saev Ambiental foram surpreendidos com uma notícia não muito boa. O emissário de esgoto se rompeu sobre o córrego Boa Vista, o que significa que aproximadamente 16 milhões de litros de resíduos do município vão cair diariamente no córrego até que os reparos necessários sejam efetuados. Foi o que confirmou o superintendente da autarquia municipal, Oscar Guarizo, em coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem. Ainda segundo ele, o esgoto vai contaminar 12 km de água limpa, chegando até a cidade de Pedranópolis.
De acordo com o superintendente, a causa do rompimento foi a força da água do rio, devido ao aumento de volume por causa das chuvas, que acabou derrubando um pilar de sustentação do emissário. Isso causou a queda de dois tubos de ferro fundido de sete metros de comprimento por um metro de diâmetro cada um. “São aproximadamente 16 milhões de litros de esgoto que vão cair diariamente no córrego, o que pode atingir 12 km e chegar até a cidade de Pedranópolis. Não estamos contentes com isso, foi um acidente, mas já estamos trabalhando pesado para arrumar o problema”, disse o superintendente da Saev.
Em caráter emergencial, a Saev já está providenciando os reparos da rede. “Como foi algo acidental e emergencial, acredito que vamos conseguir firmar o contrato com uma empresa o mais rápido possível. A obra é terceirizada porque não temos condições de realizar com mão de obra própria, não temos os recursos necessários”, explicou Oscar Guarizo.
O engenheiro da Saev, Aldo Takao Okoti, também estava presente na coletiva e explicou que um desvio será montado para que a reforma da rede possa ser realizada. “Queremos que esse desvio seja feito rapidamente, porque só depois que ele for feito que a empresa vai poder começar a obra, já que não tem como consertar o tubo com o esgoto caindo dele. Infelizmente ainda não podemos dizer quando o problema será resolvido”, contou.
O superintendente afirmou que o córrego Boa Vista deságua no Marinheirinho e ele vai acabar sendo afetado também. “Mesmo que próximo a esses córregos não tenha residências, é importante avisar a população, já que por lá existem propriedades rurais e muito animais acabam utilizando a água, o que pode ser prejudicial”, disse.
Água para população
O superintendente disse que a população pode ficar despreocupada quanto ao fornecimento de água. “O que aconteceu foi o rompimento do emissário de esgoto, a Estação de Tratamento fica bem longe da cidade e a água dos moradores não será cortada ou prejudicada”, comentou.