Um grande número de servidores participou da reunião de ontem na Câmara Municipal junto aos vereadores
Daniel Castro
daniel@votuporanga.com.br
O polêmico projeto de reajuste dos salários dos servidores públicos municipais de Votuporanga, que seria votado em Sessão Extraordinária hoje, às 11h, não estará mais em pauta. A mudança ocorreu após reunião na noite de ontem, às 18h, na Câmara Municipal, quando servidores decidiram que a melhor saída seria retirar o projeto da votação para que a proposta seja melhor discutida.
No encontro entre servidores e vereadores, foram levantadas algumas propostas, que serão levadas pelos legisladores até o prefeito Junior Marão. Os trabalhadores querem que o reajuste seja de acordo com a inflação do ano, portanto 11%; que o mesmo índice seja aplicado no reajuste da cesta básica; que a adequação seja retroativa ao mês da data base.
Com as reivindicações em mãos, os vereadores devem marcar um encontro com o chefe do Executivo para apresentarem os pedidos dos servidores. Dependendo da contraproposta do prefeito, uma nova reunião entre legisladores e trabalhadores deve ser marcada. “Nós estamos fazendo a nossa parte para o bem do servidor. Eles fizeram as reivindicações e nós vamos levar para o prefeito”, contou Sérgio Adriano Pereira, o Serginho da Farmácia, presidente da Câmara.
A reunião de ontem foi agitada, uma vez que servidores tiverem oportunidade de falar o que acharam da proposta encaminhada pelo Poder Executivo. Todos que falaram demonstraram descontentamento com o aumento proposto. Eles também não concordaram com a forma de reajuste parcelado.
Recentemente o Poder Executivo se reuniu com os vereadores e apresentou a proposta de reajuste salarial. A Prefeitura explicou que, apesar da crise econômica que assola o país e da queda na arrecadação, a administração municipal pretende elevar em 8% os salários e em 10% o cartão alimentação, demonstrando que o Poder Executivo valoriza o servidor público e se preocupa com a qualidade de vida. Além dos 8%, haverá reajuste de 1% destinado para todos os funcionários efetivos estatutários e mais a evolução e progressão do plano de carreira daqueles servidores que foram bem conceituados em avaliação de desempenho no ano passado. O reajuste seria feito de forma gradual, sendo 3% em março; 3% em agosto e 2% em dezembro.
A Sessão Ordinária permanece marcada para a manhã de hoje, às 11h, porém sem o projeto do reajuste.