Os organizadores explicaram que aproximadamente 20% da população participou da manifestação.
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Um dos organizadores, o juiz aposentado Antônio Carlos Francisco, ressaltou que a manifestação em Votuporanga não poderia ter sido melhor, já que superou todas as expectativas. “A população demonstrou uma sintonia com a causa”, falou. Após o grande ato nacional, ele entende que os políticos pensarão duas vezes antes de votar contra o impeachment.
De acordo Alan Porto, outro organizador, a manifestação foi excepcional. Ele ressaltou a grande participação das pessoas, o que demostra a vontade das famílias em lutar por um país melhor. Alan agradeceu o apoio da Polícia Militar, que foi fundamental para o bom andamento do ato.
Everton de Ávila, também da organização, observou que em porcentagem foi a cidade que mais levou manifestantes para as ruas. “Votuporanga, em termos de porcentagem, foi a cidade que mais teve gente”, frisou.
Os organizadores explicaram que aproximadamente 20% da população participou da manifestação.
Sobre algum tipo de resultado, eles explicaram que de imediato esperam o andamento do processo de impeachment.
No Brasil, observou Alan, as questões envolvendo os políticos são funcionam “se nós obrigamos eles a fazerem o trabalho deles, então temos que criar um clima para que a resolução dos problemas exista”. “Se não tiver gente na rua, o Sérgio Moro vai mandar prender os caras, o STF vai liberar e todo mundo vai achar OK, e isso não pode acontecer”, comentou.
Alan comentou sobre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Aécio Neves, ambos do PSDB, que foram recebidos com xingamentos por alguns manifestantes quando eles chegaram na Avenida Paulista na tarde de domingo (13). “Eu adorei. É óbvio que nós não estamos do lado deles, é óbvio que não estamos do lado de quem se omite. Olha, eu não vou começar a falar da corrupção do PSDB, porque a gente sabe que tem e sabe como funciona”, disse.
Durante o protesto foram recolhidas assinaturas do movimento “Dez medidas contra a corrupção”. As pessoas interessadas ainda podem assinar a medida, na Receita Estadual (Posto Fiscal).
Números
O capitão Edson Fávero, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Votuporanga, explicou que a PM calcula quatro pessoas por metro quadrado quando existe uma aglomeração tão grande quanto a de domingo. Assim, levando em conta os espaços preenchidos, a polícia divulgou o número aproximado de 18 mil pessoas.