Se o seu celular foi perdido, roubado ou furtado, agora basta informar o número da linha para solicitar o bloqueio do aparelho
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Está muito mais fácil bloquear o seu celular, caso ele seja roubado, furtado ou perdido. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o bloqueio do aparelho diretamente em uma delegacia ou na operadora, utilizando apenas o número da linha. Até então, os usuários conseguiam bloquear celulares só com as operadoras e, para isso, tinham de indicar o número do Imei, espécie de RG desses aparelhos, composto de 15 algarismos. Em Votuporanga, na maioria dos roubos e furtos, o celular é um dos itens que mais são levados, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) com base na Lei de Acesso à Informação.
A estudante Nadya Martins estava voltando da faculdade quando foi surpreendida por um rapaz em uma moto. “Ele estava armado na garupa de uma moto, parou do meu lado e roubou, além do meu celular, o meu notebook”, contou Nadya, que complementou dizendo que foi tudo muito rápido e, após a ação, ela fez o boletim de ocorrência e acabou nem efetuando o bloqueio do celular, apenas dos cartões de crédito.
Situação parecida aconteceu com outra estudante, Maynara Teodoro Rocha, que teve o celular roubado em uma praça da cidade. “Eu estava com uma amiga, e um homem chegou pedindo o celular, ele nos ameaçou e eu tive que entregar. Após o susto, eu fiz o boletim de ocorrência e bloqueei o aparelho, tive que ligar na operadora e falar o IMEI do meu celular”, disse.
Esses foram alguns dos muitos casos que já aconteceram em Votuporanga. Agora, Nadya, Maynara e todas as outras vítimas desse tipo de crime ganharam uma ajuda. Elas poderão fazer o bloqueio da linha diretamente em uma delegacia ou na operadora informando apenas o número do celular.
Com isso, a Anatel acredita que facilitará o bloqueio de aparelhos. “Para fazer o bloqueio, as prestadoras exigiam o Imei. E, no momento em que pessoa estava sem o aparelho, era muito difícil de conseguir esse número, o que restringia a quantidade de registro de celulares roubados junto à operadora”, disse o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Bicalho.
Outra novidade é a possibilidade do bloqueio do aparelho ser feito já durante a confecção do boletim de ocorrência nas delegacias, antes mesmo do usuário informar o problema à operadora de telefonia.
Segundo a Anatel, as Polícias Civis da Bahia, Ceará e Espírito Santo já têm acesso ao sistema de bloqueio. As delegacias de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo devem estar aptas para o processo em breve.
Consulta
O Imei pode ser consultado pelo usuário na caixa do produto, na nota fiscal, ou diretamente no celular, digitando *#06#. Mesmo assim, os clientes agora poderão bloquear o celular muito mais rápido.
O sistema que bloqueia os celulares é alimentado pelo Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI). A base de dados tinha cerca de 6,5 milhões de aparelhos impedidos de ser utilizados até fevereiro deste ano.
Às pessoas que desejarem comprar celulares usados e quiserem checar se o aparelho ainda pode ser utilizado, a Anatel recomenda fazer uma consulta no site consultaaparelhoimpedido.com.br.