Lúcia, de 80 anos, foi flagrada carpindo o entorno de um ponto de ônibus da cidade; atitude causou comoção e indignação
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Nesta semana uma foto de uma senhora capinando o mato alto em um ponto de ônibus da cidade circulava em uma rede social, o que acabou chamando a atenção da população de Votuporanga. Muitos internautas ficaram indignados e indagavam o poder público, outros parabenizavam a atitude da mulher. Localizada pela reportagem do jornal A Cidade, Lúcia Rosa de Jesus, de 80 anos, contou sua versão da história e demonstrou ser uma pessoa que faz o bem sem esperar nada em troca. ‘Coragem’ foi a palavra usada por ela, quando foi questionada sobre o que era preciso para realizar tal ação.
A foto, publicada na última segunda-feira no Facebook, rendeu mais de 250 curtidas e 85 comentários. Dona Lúcia, como é conhecida, leva uma vida tranquila e é moradora do bairro Monte Verde há exatamente três anos. Mora com o filho e o que mais gosta de fazer é ir para a igreja, já que é uma pessoa muito religiosa. Para isso, ela precisa pegar o ônibus naquele mesmo ponto que fez a limpeza. E foi em uma dessas idas que resolveu pegar a enxada e fazer o serviço.
“São sempre as mesmas pessoas que pegam o ônibus naquele local, idosos principalmente, e o mato estava muito alto, até o joelho mais ou menos; muitos tinham medo até de cobra. Eu nunca vi roçarem aquele lugar, então eu mesma decidi pegar a enxada e fazer esse trabalho”, contou dona Lúcia.
Dona Lúcia afirmou que demorou cerca de uma hora para carpir todo o entorno do ponto de ônibus. “A gente só precisa de coragem. Se você tem coragem e não tem preguiça, vai lá e faz. Muita gente falou para eu não fazer, porque isso é serviço da Prefeitura, mas se ninguém faz, vai deixar do jeito que está até quando?”, falou.
Rose Damaceno, vizinha da dona Lúcia, foi a responsável por publicar a foto nas redes sociais e explicou que o que mais a motivou fazer isso foi ver a que ponto chegamos. “A minha filha foi quem tirou a foto, mas eu postei por ficar indignada. Chegamos em um ponto muito triste na nossa cidade, onde uma senhora da 80 anos está fazendo um serviço que é obrigação do poder público. Não sei por qual motivo pagamos impostos se a gente não consegue nem esperar um ônibus em um lugar decente”, desabafou.
Dona Lúcia vive apenas com um salário mínimo e disse que no momento não está trabalhando. “Eu não estou trabalhando por falta de serviço, porque quero estar ativa até enquanto eu puder. Tive essa atitude de limpar o terreno porque gosto e porque era algo que estava me incomodando e incomodando a todos que precisam usar aquele local para pegar ônibus. E quando crescer o mato de novo e ninguém fizer nada, eu vou lá e corto tudo do mesmo jeito”, concluiu Dona Lúcia, soltando uma gargalhada.
O outro lado
Por meio de nota, a Prefeitura informou que a manutenção, limpeza e conservação dos abrigos de ônibus é de responsabilidade da empresa Monte Alto Mobiliário Urbano, que foi a vencedora da oferta pública, e não da Administração Municipal.
A empresa é da cidade de Monte Alto, que fica a cerca de 200 km de Votuporanga. O jornal A Cidade entrou em contato com os responsáveis e eles afirmaram que a licitação é apenas de abrigos de ponto de ônibus.
“Caso o ponto sofra danos que comprometam sua estrutura ou a publicidade realizada no espaço, ou ainda o bem adquirido necessite de reparos, estamos a disposição para atender, quanto as demais queixas, a respeito de calçamento e limpeza de mato alto, reforço o pedido de entrar em contato com o órgão contratante, a Prefeitura Municipal de Votuporanga”, falou por meio de nota a empresa Mobiliário Urbano.
EXEMPLO! Dona Lúcia tem 80 anos. Ela foi flagrada nesta semana carpindo o entorno de um ponto de ônibus, localizado no Monte Verde. A foto circulou pelas redes sociais e chamou a atenção das pessoas, veja o que ela conta para nossa reportagem sobre o que a motivou realizar tal ação.
Publicado por Jornal A Cidade em Quinta, 17 de março de 2016