As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Votuporanga, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.
O inverno nem chegou e os números da gripe já são preocupantes. Uma das influenzas que tem preocupado a população do noroeste paulista é a H1N1, que já matou 17 pessoas na região. Mesmo com o adiantamento da vacinação contra a gripe, que começou no dia 21 deste mês, em Votuporanga, na última semana, foi registrado um aumento de 80% no número de casos notificados de H1N1 e mais um caso positivo.
O percentual representa um aumento para 40 casos notificados, sendo que 10 desses são positivos. No ano passado foram notificados 15 casos suspeitos e nenhum positivo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Para que não tenha a contaminação do vírus é preciso estar atento quanto as medidas de higiene, segundo o Ministério da Saúde, como lavar sempre as mãos, fazer uso do álcool gel, usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias.
Para se prevenir, o público alvo (crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, mulheres que deram a luz a menos de 45 dias, idosos e portadores de doenças crônicas) da Campanha Nacional de Vacinação contra H1N1 deve atualizar a carteira de vacinação. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Votuporanga, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.
A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público alvo do Brasil. Pessoas fora do grupo destinado a vacinação podem se imunizar somente em hospitais e unidades de saúde particulares.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)