Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Junior Marão aproveita o programa Conversa com o Prefeito de hoje, que vai ao ar às 11h na Rádio Cidade, para dar uma boa notícia à população votuporanguense, ele aponta um superávit financeiro e orçamentário de R$2 milhões nas contas de 2015 da Prefeitura.
“Tivemos o fechamento das contas no final do ano e fiquei feliz, porque, apesar de todas as dificuldades, e tudo o que aconteceu no ano de 2015, e pela situação que estamos vendo a todo momento das prefeituras e dos governos de estado, o próprio governo federal com um rombo histórico e gigantesco em suas constas, conseguimos fechar com superávit. Para nós é muito importante, foi de uma certa forma até significativo para enfrentar 2016”.
Marão explica que de 2014 para 2015, houve um déficit financeiro na Prefeitura, especialmente por conta da redução de repasses para a educação, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que foi menor que o de 2013. “Por todos os investimentos que fizemos na educação naquele ano, nós ficamos com déficit. Agora, em 2015, conseguimos recuperar e fechar com superávit mais de R$2 milhões por meio de todas as ações realizadas na Prefeitura para enfrentar essa complicada crise. Faremos uma apresentação bastante detalhada destes números na primeira sessão que será realizada na Câmara Municipal deste ano. Já que temos todas as nossas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas desde o início de nosso mandato, isso foi muito importante”, diz.
IPM aponta desenvolvimento
O prefeito ainda destaca que no final do ano de 2015 foi divulgado o IPM (Índice de Participação dos Municípios) definitivo, que faz parte do conjunto orçamentário do estado de São Paulo. O IPM determina quanto cada município receberá da arrecadação de ICMS, que é o maior imposto do município, de onde vem o maior repasse do estado, 75% desse valor é resultante daquilo que o município produziu de riqueza em termos de valor agregado para a geração do ICMS. “Quando você tem uma atividade econômica que cresce, isso reflete diretamente neste índice e o valor do nosso índice definitivo passou para 0,1319, para vocês terem uma noção, é o maior índice da história de Votuporanga, cresceu em 4,57% em valor real relacionado ao ano passado, mas a gente já vem num crescimento contínuo, assumi a prefeitura era 0,10 e hoje já está em 0,1319, então, o avanço que a cidade tem nos últimos 20 anos é de quase 50% em valor real, é um número muito expressivo”.
Para o prefeito, o IPM mostra que o município teve uma grande evolução.