Procon registrou 1.901 reclamações contra empresas do setor no ano passado; serviços bancários ficaram em segundo lugar
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O setor de telefonia lidera mais uma vez o balanço de reclamações registradas pelo Procon de Votuporanga. De janeiro a dezembro de 2015, a instituição de proteção dos direitos do consumidor realizou mais de 3 mil atendimentos. Ao todo, foram 3.483 aberturas diretas de questionamentos, sendo 1.901 envolvendo só a telefonia móvel e fixa. O segundo segmento do ranking de queixas foi o dos serviços bancários motivo de 349 atendimentos no ano.
A lista inclui todas as demandas recebidas pelo Procon de Votuporanga no ano passado. Grande parte delas é solucionada ainda na fase inicial do atendimento. Apenas as que não são atendidas se transformam em reclamações fundamentadas, com abertura de processo administrativo no órgão, e que vão integrar um novo ranking do Procon de Votuporanga, que costuma ser divulgado em março.
Cobranças indevidas, problemas na rescisão de contrato e serviços não fornecidos corretamente são as principais reclamações apresentadas. “Com o aumento da oferta, vieram as reclamações. Muitas pessoas contratam um serviço e acabam pagando valor superior ao acordado”, explicou o fiscal do Procon de Votuporanga, José Luiz Lançoni.
Ainda segundo ele, as queixas são frequentes, mas o cliente precisa agir para reaver os seus direitos. “O consumidor tem que formalizar o problema junto aos órgãos de proteção, além de insistir com a empresa para conseguir o estorno do dinheiro cobrado indevidamente. Em alguns casos, cabe indenização e multa, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, alertou.
Além da telefonia, chama a atenção o aumento na procura por negociação de dívidas, a maioria relacionada a empréstimos bancários e cartões de crédito. “É um fenômeno de endividamento, que ficou mais forte no segundo semestre do ano. Num cenário de inflação alta, o consumidor está contraindo empréstimo a juros altíssimos para compor seu salário”, explicou Lançoni.