Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Só nos últimos dois dias choveu 70 mm em Votuporanga, número que corresponde a mais da metade do que já choveu em todos esses primeiros dias de janeiro, que foram 145 mm. Os números altos não são diferentes dos últimos três meses do ano passado. Apesar do calor intenso que prevalece no município, a água não para de cair, o que tem atrapalhado o andamento de algumas obras importantes da cidade, mas, por outro lado, tem trazido resultados positivos para a agricultura e, de acordo com o Climatempo, tudo vai continuar igual nos próximos dias.
Com o secretário de Obras de Votuporanga, Waldir Petenucci, de férias, o engenheiro Luiz Carlos Arantes foi quem ficou por dentro das obras da cidade. De acordo com ele, a chuva não trouxe prejuízo, mas atrapalhou o andamento de construções importantes. “O Centro de Lazer, por exemplo, sofreu alguns problemas devido as chuvas, mas nada que prejudique gravemente, aos poucos vamos normalizando. Já as duas avenidas que estão em processo de construção, a Nasser Marão e a Horácio dos Santos, não tiveram jeito, os trabalhos pararam e só é possível retomar depois de quatro dias seguidos de sol”, explicou.
Outra obra que sofreu com as chuvas foi a da nova Arena Plínio Marin, o gramado ficou alagado e trouxe preocupação com respeito à drenagem do campo. “O que atrapalhou mais foi a parte externa do estádio como a concretagem que teve que parar e o gramado. Mas na parte interna, os serviços continuam normal, a chuva atrapalha, claro, mas acredito que até a inauguração tudo já vai estar pronto”, disse o engenheiro da Secretaria de Obras de Votuporanga.
Para o diretor da CATI Regional de Votuporanga, Carlos Eduardo Deluca, a cidade ficou dentro da média anual de chuvas no ano passado e trouxe bons resultados para a agricultura. “Com os dados dos últimos 20 anos é possível perceber que a média do município é de 1300 a 1400 mm por ano, em 2015 choveu 1300 mm, ou seja, ficamos dentro da média e foi um ano bom para a agricultura”, contou.
O diretor explicou que o começo do ano passado teve um índice de chuvas baixo, porém os últimos três meses recompensaram os outros. “Normalmente o plantio começa a ser feito nos meses de agosto e setembro, então começou a chover no tempo certo, que foi a partir de outubro, mais ou menos. Na parte de agricultura não tivemos nenhum tipo de prejuízo e acredito que esse ano as coisas vão continuar iguais”, comentou.
Veja abaixo a previsão do tempo para os próximo dias
Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
31° máx 33° máx 31° máx 32° máx 30° máx
29 min 22° mín 22° mín 22° mín 20° mín
99% de 90% de 60% de 60% de 80% de
chuva chuva chuva chuva chuva