Profissionais estaduais da cidade já estão se mobilizando e pretendem aderir ao movimento da Apeoesp a partir da próxima terça
Alunos da rede estadual podem ficar sem aulas a partir da próxima semana em Votuporanga
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Os professores estaduais em Votuporanga estão articulando participação na greve que já está acontecendo em algumas cidades da região, como Rio Preto e Araçatuba. A coordenadora da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) do município, Luzelena Feitosa Vieira contou que está realizando visitas em algumas escolas da cidade para mobilizar os demais professores.
“Vamos aderir a greve provavelmente a partir da próxima semana, talvez a partir de terça-feira. Teremos mais uma reunião na segunda-feira, mas a greve vai acontecer aqui”, disse.
A greve dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo começou nesta semana e já conta com adesão de mais de 30% dos municípios. Os professores reivindicam melhores condições de trabalho, o que inclui o desmembramento das salas superlotadas, melhorando assim as condições para docentes e estudantes; e aumento de 75,33% para equiparação salarial com os demais profissionais com formação de nível superior, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).
Segundo a Apeoesp, a Secretaria da Educação fechou 3.390 classes, sendo 3.300 apenas de ensino médio, neste ano. O dado é referente a 73 regiões do estado. A ação agravou a superlotação. Turmas do ensino regular chegam a ter 60 alunos por sala e as classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), até 91 alunos. Além disso, o governo estadual cortou verbas das escolas, muitas das quais não têm recursos nem sequer para comprar papel higiênico.
Quanto aos recursos humanos, foi reduzido o número de coordenadores pedagógicos, profissionais fundamentais para o planejamento e execução do trabalho nas escolas, o que piora ainda mais a qualidade do ensino. Sem contar o grande número de escolas que dispensam os alunos mais cedo por falta de água.