As ruas Bahia e Padre Izidoro Paranhos, e a avenida Nove de Julho, foram as contempladas.
Dispositivo instalado em frente a praça Santa Luzia deixou a rua Bahia interditada
Um anseio da população votuporanguense era a instalação de lombofaixas em alguns pontos de grande circulação de carros e motos na cidade. Nesta semana, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança começou a instalação de três dispositivos no município. As ruas Bahia e Padre Izidoro Paranhos, e a avenida Nove de Julho, foram as contempladas.
Os locais foram escolhidos pelo grande fluxo de pedestres, em determinados horários, e a necessidade de reduzir a velocidade nestes pontos. Na rua Bahia, a lombofaixa está sendo instalada em frente à Praça Santa Luzia; na rua Padre Izidoro Paranhos, no Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) “Prof. Helena Buzato Rigo”, e na avenida Nove de Julho, no Cemei “Prof. Orozília do Carmo Ferreira”.
A lombofaixa é uma lombada mais larga que um redutor de velocidade comum, sobre a qual é pintada a faixa de segurança por onde os pedestres deverão fazer a travessia e sinalizada de forma a chamar a atenção dos motoristas.
Além disso, também proporciona total acessibilidade para pessoas que utilizam cadeiras de roda para se locomoverem. “Possui a largura de uma passarela e será priorizada em locais de grande fluxo de pessoas. As três vias realmente necessitavam do dispositivo”, disse o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali.
A Secretaria está elaborando também estudo técnico em locais que têm necessidade de receber lombadas. “Temos que ter todo cuidado ao instalar lombada em alguma rua, pois há problemas de mobilidade e pode atrapalhar o tráfego de Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, afirmou.