Projeto de revitalização do local está parado desde o ano passado aguardando uma verba vinda do governo estadual
Quiosques estão tomados pelo mato alto, além de bichos e insetos que já se instalaram por lá
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” está em estado de abandono e nem parece o local onde em um passado nem tão distante, famílias frequentavam aos fins de semana e também levavam as crianças para brincar e ter momentos de recreação. Os brinquedos e quiosques estão tomados por mato alto, além de teias de aranha e outros bichos que se instalaram no local.
A Saev Ambiental informou que a última manutenção no mato alto foi realizada no início de janeiro, mas, devido às chuvas, o crescimento é mais rápido. Porém, enquanto a reportagem esteve no Horto, uma máquina já fazia a limpeza.
Em conversa com o caseiro do lugar, o mesmo informou que em um só não dá conta de limpar todo o Horto Florestal. Ele também disse ser uma pena que fique fechado, pois há tempos que não vê nenhuma visita pelo local.
Atualmente o Horto fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, mas ninguém frequenta o local, principalmente pelo estado de abandono em que se encontra. Porém, como ela se trata de uma área de preservação e educação ambiental, as visitas podem ser agendadas na Saev, por meio de ofício.
Quanto à abertura aos fins de semana, a Saev informou estar
estudando, em conjunto com a Prefeitura, a possibilidade de retornar as atividades do Horto nos sábados e domingos.
Revitalização
Durante o ano passado, foi discutida uma possível reforma no Horto Florestal, bem como a abertura aos fins de semana novamente. Porém, os projetos não saíram do papel e a população aguarda até hoje.
Em fevereiro de 2014 houve uma reunião entre Câmara, Prefeitura e Saev para analisar o assunto, e nada foi realizado. Já em junho também de 2014, o gestor de Meio Ambiente, Gustavo Gallo, chegou a falar que ainda tinham a intenção de reabrir o local de uma forma diferente, com o foco de preservação do espaço verde, e também realizar melhorias na estrutura do local.
A Prefeitura de Votuporanga informou que aguarda uma verba estadual para a reforma do local, que já está sendo reivindicada pelo vereador Mehde Meidão. Portanto, quando o recurso for viabilizado o projeto será discutido para ser implantado.
Indicação
Nesta semana, o vereador Matheus Rodero (PMDB) fez uma indicação ao Poder Executivo, para que conclua na maior brevidade possível as obras de revitalização do Horto.
O local também é utilizado pelo “Projeto Sementes do Futuro”, onde é aplicado um programa socioambiental de produção de mudas de árvores nativas, em que a população pode ter acesso às mudas das plantas.