Criado há 49 anos, o bairro ainda mantém pessoas que trabalhavam na Fepasa e continua sendo um local tranquilo
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
O bairro Da Estação foi criado em 1956, próximo à Estação de Trem, o local foi povoado aos poucos e hoje é um dos mais antigos de Votuporanga. O senhor Alcides Albano, de 82 anos, chegou em 1959 para morar na Colônia da Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.). Ele trabalhava como manobrador, responsável por executar manobras de vagões e locomotivas, por meio das orientações dos agentes de estação, engatando e desengatando os vagões e os retirando dos terminais de carga e descarga.
“Meu trabalho era aqui em Votuporanga, mas quando precisava eu ia para Tanabi, Rio Preto, onde não tinha alguém que fizesse o meu serviço, eles me mandavam”, disse. Albano trabalhou 30 anos na profissão até se aposentar, depois conseguiu comprar um terreno e construiu uma casa também no bairro Da Estação.
“Achei que aqui era um bom bairro, e como era novo na época ele iria crescer e trazer o desenvolvimento para a cidade com a Estação do Trem, como de fato aconteceu. Sinto saudade de quando eu trabalhava, quando ouço o apito do trem parece que sou eu que ainda estou lá”, contou.
Ele também disse que não havia asfalto nenhum no local e nem a avenida Prestes Maia existia. “Era tudo terra, nem mesmo a cidade tinha asfalto, só tinha uma estradinha que trazia o pessoal para a Estação. Era um buracão por aqui, e ao longo da estrada, onde hoje é a avenida, havia muitas árvores de fava”.