Serviço ainda não é oferecido no Poupatempo; em outros municípios da região, a solicitação é concluída no mesmo dia
PAT de Votuporanga fica perto do Centro, na rua Piauí, 3234, o telefone lá é o 3421-4488
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Mesmo depois da inauguração do Poupatempo em Votuporanga, um dos serviços que a população ainda não pode realizar no local é o pedido de seguro-desemprego. Votuporanguenses chegam a ir até em São José do Rio Preto buscar o mesmo órgão para agilizar o serviço, que sai no mesmo dia. Já em Votuporanga é realizado no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e precisa de agendamento, que pode demorar mais de um mês.
Tanto a Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação – responsável pelo Programa Poupatempo, e a Coordenadoria de Operações da SERT (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho), informaram que a solicitação do seguro-desemprego continuará sendo feita no PAT.
Cerca de 300 pessoas por mês passam no PAT do município para solicitar o serviço, o que causa uma demora de até dois meses para o cidadão conseguir receber a primeira parcela do benefício. Como muitas pessoas procuram o órgão, eles agendam a data de solicitação para até um mês, o que atrasa o recebimento do seguro.
Para solicitar o benefício, a pessoa dever comparecer no PAT com a carteira de trabalho, termo de rescisão contratual devidamente preenchido pela empresa e um documento de identificação. Ao final do atendimento o trabalhador será informado se o pedido foi deferido ou não.
O Poupatempo de Votuporanga, inaugurado em setembro de 2014, já realizou mais de 85,8 mil atendimentos à população, o equivalente a 900 serviços realizados por dia, cerca de 17 mil mensalmente. A assessoria da unidade informou que realiza constantemente estudos em todas as suas unidades, visando oferecer cada vez mais serviços em um único local, de acordo com a necessidade dos usuários da região, além de considerar sempre as solicitações de órgãos que prestam serviços de natureza pública e que desejam ser parceiros do programa. Entre os atendimentos mais solicitados no Poupatempo, estão Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH); serviços eletrônicos e de veículos.