Problemas nas ruas da cidade: o campeão de reclamações dos moradores de Votuporanga
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
A Ouvidoria da Prefeitura de Votuporanga realiza um trabalho de acolhimento das reclamações, sugestões e elogios da população da cidade. A ouvidora municipal Fabiana Lopes de Almeida esteve ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para apresentar alguns números registrados no ano passado no setor.
Ela contou que as maiores queixas dos munícipes foram em relação a buracos nas ruas da cidade. Foram 199 reclamações sobre o assunto em 2014. “De acordo com a característica do município que está em expansão demográfica e também economicamente, desde a criação da Secretaria da Cidade, o maior índice de queixas é relacionado a essa pasta, como os serviços de tapa-buraco”.
Em seguida, aparecem em segundo lugar no ranking de reclamações as construções irregulares, com 177 queixas. “Devido ao grande número de loteamentos novos, as pessoas começam suas obras sem procurar a Prefeitura para cadastrar ou, às vezes, elas param a obra por algum motivo, não fecham e deixam em estado de abandono, e elas começam a causar problemas”, disse Fabiana.
Atendimentos em Postos de Saúde e estabelecimentos comerciais sem alvará seguem empatados em terceiro lugar com 95 reclamações cada um.
Queixas
A Ouvidoria atende em média 20 telefonemas e 10 e-mails por dia, gerando uma média de duas mil queixas por ano. “Temos que ter o cuidado de sempre ouvir a população e entender toda a questão, então cada um demora em média de 10 a 15 minutos. Depois fazemos diligências e averiguamos”.
A Ouvidoria Municipal teve no ano passado um índice de resolutividade de 93%. “Isso significa que a pessoa buscou um atendimento e recebeu uma resposta, às vezes não a que ela queria, mas teve um retorno, antes nosso índice era em torno de 50%”.
O setor não funciona só para ouvir reclamações, mas também elogios e sugestões. “Vejo que a população de Votuporanga é muito consciente do seu papel e tem nos sugerido algumas melhorias que temos acatado como podemos. O papel da Ouvidoria é de captação, então somos um canal que liga o cidadão aos secretários competentes ou ao prefeito”, relatou Fabiana.
Serviço
A Ouvidoria Municipal está localizada na rua São Paulo, 3741, juntamente com a Secretaria da Cidade a qual pertence. A população pode entrar em contato pelo 0800 770 3590, pelo email ouvidoria@votuporanga.sp.gov.br, ou pessoalmente.