O Sebrae-SP preparou uma lista
na qual concentra uma série de dicas para auxiliar os lojistas a incrementarem
as vendas no Natal. A data, considerada pelo comércio varejista nacional como a
mais importante do calendário, é responsável por cerca de 15% do movimento médio
anual do varejo, segundo a Associação Comercial de São Paulo.
Por isso, é muito importante
que o lojista exponha os produtos da melhor forma, determinando o cronograma de
recebimentos de produtos, o que comprar para o período e como vender por faixa
etária e sexo. É preciso aguçar os sentidos do consumidor: visão, tato, cheiro e
paladar. A vitrine, independente do formato do negócio (rua, shopping ou
e-commerce), precisa saltar aos olhos e convidar o cliente para entrar ou
navegar, no caso da home page do site.
Na região de Votuporanga, o Escritório do Sebrae-SP
promoverá quatro encontros com o tema “Como vender mais e melhor – Natal”. A
palestra será ministrada pelo consultor de marketing, Guilherme Lui, em
Votuporanga, às 8h30, no dia 25 de novembro, e em Cardoso, no dia 27, às 9
horas. Em dezembro, as palestras serão às 19 horas, no dia 4, em Nhandeara, e no
dia 9, em Ouroeste. Para se inscrever, os interessados devem entrar em
contato pelo (17) 3421-8366 ou 0800 570 0800.
“As datas comemorativas são
fundamentais para que o comércio seja aquecido, ajudam a impulsionar os negócios
e consequentemente a economia do País. Dependendo da atividade, o faturamento do
empresário pode até mesmo dobrar na época de Natal.” afirma o
diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
A palavra chave para
aproveitar o período é planejamento. Resgate o histórico de vendas e relembre o
desempenho dos anos anteriores: quais foram os produtos mais procurados; o que
encalhou; quais foram os horários de pico; como foi o preparo da loja;
atendimento; quantos funcionários temporários contratou e se teve problema com
troca de mercadorias.
“Quem quer vender mais precisa
correr. A primeira parcela do 13º salário está para ser paga, novembro, e o
comerciante precisa atrair o consumidor para antecipar as compras de fim de ano.
Bole atrativos para as pessoas comprarem agora”, observa o
diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Dicas para vender mais no
período
1 – Clareza: não
esconda nem manipule o preço do produto e do frete para iludir os consumidores.
Destaque todos os valores que fazem parte da compra
2 – Acessibilidade:
Deixe o produto com fácil acesso, principalmente em lojas de
autosserviço
3 – Dê atenção: seja
exclusivo ao seu cliente; ouça-o com cuidado e identifique suas
necessidades
4 – Sinalização:
mercadorias bem sinalizadas vendem mais rápido
5 – Soluções: para o
cliente não existe uma só saída; procure dar o máximo de opções
6 – Criatividade: Monte
kits por faixa etária e sexo, combinando vários
produtos
7 – Acompanhe seu
estoque: isso permite ajustes de curto prazo para aumentar as
vendas
8 – Recebimento de
produtos: faça um cronograma para não receber tudo em um só
lote
Loja de
Rua
• Invista no visual.
Decore o estabelecimento com enfeites natalinos;
• Deixe os produtos
expostos nos locais com maior trafico de clientes;
• Os artigos devem
ficar na altura do olhar. O ideal é 1,60m, o que corresponde à média da estatura
do brasileiro;
• Invista na
iluminação para o dia e para a noite. A luz certa favorece a mercadoria. A
vitrine precisa ser bem iluminada e o reflexo do sol deve ser
controlado.
Loja de
Shopping
• A concorrência está
ao lado. O cliente sai da loja e a poucos passos encontra o
concorrente;
• Busque um
diferencial. Traga mercadorias de outros estados e misture com as peças que já
costuma ter.
• Inove na vitrine.
Mescle as peças tradicionais com as novas;
• Crie pontos focais.
As lojas são pequenas, no geral têm 60m2, então é preciso saber usar o pouco
espaço que têm;
• Aposte na venda
cruzada. Ofereça mix de produtos. Por exemplo: calça, blusa, sapato e bolsa ou,
caso o ramo seja alimentação, bacalhau, azeite, azeitonas e vinho. O freguês é
induzido a comprar os quatro. Traga essa estratégia para o seu modelo de
negócio.
E-commerce
• A home page também
precisa estar no clima festivo. Uma diagramação atrativa e especial para a data
é fundamental;
• A navegação precisa
ajudar o cliente a ter detalhes do produto. Utilize o sistema de lupa (zoom)
para o consumidor visualizar a peça. Ele substitui a necessidade do cliente
tocar o produto;
• Transmita
confiança. Contrate o serviço de segurança e coloque testemunhais de quem já
comprou;
• Respeite o prazo de
entrega. Não se comprometa com uma data que não poderá cumprir.
Para os três
modelos
• Bom atendimento. No
caso da loja de rua e shopping não escolha o cliente pela aparência. Todos,
independente do tipo físico ou da roupa que está vestindo, precisam receber um
atendimento impecável. No caso do site é preciso ter um espaço para o cliente
conversar com alguém, seja por e-mail, chat ou telefone.
• Prepare o seu
estabelecimento para o grande movimento. Agilidade e paciência serão
fundamentais.