Votuporanga sedia hoje o Encontro Regional de Conselhos Municipais da Mulher do Estado de São Paulo, organizado pelo Conselho Estadual da Condição Feminina em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Rosmary Corrêa estará presente
O evento reúne presidentes e representantes de conselhos municipais da mulher de toda a região e será no Centro de Convenções, das 9h às 17h30. O endereço é a avenida dos Bancários, n.º 3299, Vale do Sol.
Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Votuporanga, Iara Rosane da Costa Rufato, e a presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa, falarão sobre a função e importância dos conselhos municipais no trabalho de defesa do direito da mulher e nas políticas públicas voltadas ao tema.
Programação
Dentro da programação consta abertura do evento com participação do prefeito de Votuporanga, Junior Marão; do deputado estadual, Carlão Pignatari; do presidente da Câmara, Eliezer Casali; e das respectivas presidentas dos conselhos municipal e estadual. Posteriormente, às 11h, Rosmary falará sobre “Ensinando e estimulando o fortalecimento dos Conselhos”, e às 13h35 Iara discorrerá sobre “Realidade dos Conselhos Municipais da Mulher”.
CMDM
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Votuporanga foi constituído em 2010, composto por 18 membros titulares e mais 18 suplentes, sendo nove representando o Poder Público e outros nove representando órgãos ou entidades da sociedade civil. O CMDM é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa no âmbito de suas competências, integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social, regido pela lei municipal número 4.847, de 06 de outubro de 2010. Ele tem como finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental, voltadas à promoção e garantia dos direitos das mulheres e atua no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero. Os integrantes se reúnem periodicamente para discutir temas voltados a esta final idade com mandato de três anos.
Ações Creas
A criação do Conselho integra a política desenvolvida no município para garantir os direitos das mulheres juntamente com um trabalho iniciado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social. O trabalho desenvolvido com estas mulheres tem como objetivo oferecer orientações e acolhimento às vítimas nas questões relacionadas a seus direitos violados, fortalecendo, portanto, a autoestima e buscando romper com a violência sofrida.