A presidente do CMI, Marisa Ferreira, pede para que pessoas denunciem os maus-tratos a idosos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A denúncia de maus-tratos a idosos continua sendo essencial para que polícia, entidades, Ministério Público e demais órgãos possam tomar as cabíveis providências, quando este tipo de crime acontece. É o que pedem os integrantes do Conselho Municipal do Idoso.
Nesta semana, eles estiveram reunidos na Secretaria de Assistência Social. A presidente do CMI, Marisa Ferreira, que representa a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), frisa que a atuação do Conselho é verificar denúncias e cobrar das instituições envolvidas no caso. Porém, não é de competência atender as denúncias, uma vez que outros órgãos competentes estão engajados nesta ação, como por exemplo, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O órgão realizou, recentemente, a Semana do Combate aos Maus Tratos com Idosos.
Dados
Em Votuporanga, atualmente, são atendidos 168 idosos dentro de um programa desenvolvido pelo Creas.
Segundo dados do órgão, os tipos mais comuns de maus tratos são violência psicológica, física, negligência, autonegligência, abandono e apropriação indevida de benefícios. Para saber quando o idoso está passando por essas dificuldades é preciso analisar toda a situação, já que não existe um único fator indicativo, alguns deles como mudanças repentinas de comportamento, deixando a pessoa extremamente irritada ou muito passiva; perda ou excesso de apetite; estado de depressão e apatia são os mais comuns.
Ações
O membro Maurílio Pimenta, que já passou pela presidência do Conselho, explicou que seria de grande vantagem que Votuporanga tivesse a Delegacia do Idoso, destinada a atender somente este público. Entretanto, ainda existem exigências do Estado para a cidade receber a unidade, como por exemplo, a quantidade de 100 mil habitantes.
Também presente na reunião, Elisabeth Fullas, que representa a Vigilância Sanitária, frisou que os idosos devem estar cientes dos seus direitos, e serem respeitados por todos. Ela acredita que, se for dado suporte ao idoso, este poderá produzir novamente (como no mercado de trabalho, por exemplo). Elogiou a Creche do Idoso em Votuporanga, pois muitos não possuem condições financeiras de bancar uma estadia ou contratar um profissional para cuidar durante todo dia.