Saev Ambiental plantou árvores na rua Pernambuco ontem; iniciativa partiu dos comerciantes e foi divulgada pelo jornal A Cidade no começo do mês
Karolline Bianconi
A equipe da Saev Ambiental fez o plantio de três árvores na calçada das lojas O Garimpo, Globo Aviamentos, O Porão e Look Imports, na manhã de ontem. Os estabelecimentos comerciais ficam na rua Pernambuco, entre a Mato Grosso e Santa Catarina. O pedido foi feito pelos próprios comerciantes com o intuito de oferecer sombra aos clientes e amenizar o calor.
No último dia 13, o jornal A Cidade divulgou, com exclusividade, o interesse dos comerciantes em plantar árvores em suas respectivas calçadas. O que eles diziam é que o respectivo trecho não tem árvores e o forte calor, aliado à falta de sombras, estaria insuportável.
Procurado pela reportagem para comentar sobre o fato, no começo deste mês, o secretário de Meio Ambiente da autarquia, Gustavo Gallo Vilela, disse que a iniciativa dos comerciantes o deixou bastante animado. Ele explicou que as árvores não prejudicarão as fachadas das lojas. ?Acredito que esta iniciativa será copiada por outros comerciantes, porque a rua Pernambuco não tem arborização e algo precisa ser feito, mas ainda existe esta ideia em achar que as árvores deixam as lojas feias, que estragam a calçada?, falou.
Mudas
As mudas de ?Árvore da China? são apropriadas para o plantio em estacionamentos, alamedas, calçadas, entre outros.
?A espécie foi escolhida, principalmente, por manter um porte reto, não ter o tronco tão largo e mesmo assim oferecer boa cobertura de copa. A poda também não precisa ser frequente, apenas cortes para conduzir o crescimento. Além de tudo isso, é muito bonita e produz flores com coloração amarelada?, disse a bióloga Simone Neiva Rodella.
Procura
A partir desta iniciativa, outros comerciantes já estão procurando a Saev Ambiental para ter o plantio nas calçadas. ?Seria ótimo que tivéssemos mais procuras neste sentido. Cada caso será analisado levando em conta a fachada, instalações da rede elétrica, água e esgoto?, explica Gallo. Interessados em solicitar o plantio devem ligar para Simone no (17) 3405-9195.
Números
Entre 2009 e 2012, foram plantadas 74,6 mil árvores, em diversas áreas do município de Votuporanga: calçadas, espaços de reflorestamento, margens de córregos, praças, zona rural e outras.
A cidade possui uma cobertura de copa de árvore por habitante em torno de 38m², bem acima do preconizado pela ONU que é de 12m². ?O plantio de árvores é sempre bem vindo e vamos continuar fazendo isso de forma crescente, principalmente, por causa do nosso clima quente e porque precisamos distribuir melhor a localidade dessas espécies. Algumas regiões da cidade têm muitas árvores e outras precisam de mais mudas, como, por exemplo, a Rua Pernambuco onde começamos o projeto com os comerciantes?, destaca o gestor de meio ambiente, Gustavo Gallo.
Anualmente, a Saev Ambiental doa uma média de 700 mudas para plantio em calçadas. A produção das mudas é feita nos viveiros do Horto Florestal ?Sérgio Ramalho Matta? por adolescentes do projeto Sementes do Futuro. Atualmente a área urbana de Votuporanga tem 36,3 mil árvores e 28 mil residências.